Rufia: estes molhos são feitos com desperdício alimentar

Lemon&Herbs, Old Smokey Jack e Barbecue Classic são os três primeiros molhos da Rufia, a marca lançada por Rúben Silva, vencedor do MasterChef Portugal, em 2019.

Elevar um prato ao mesmo tempo que se combate o desperdício alimentar é a proposta dos molhos Rufia. A marca foi lançada no início deste ano por Rúben Silva, vencedor do concurso MasterChef Portugal 2019, e inclui três molhos, produzidos com frutas e legumes que seriam, de outra maneira, desperdiçados.

“Era um projeto que eu tinha em gaveta antes do MasterChef, que avançou quando um amigo me pediu para fazer molhos para os restaurantes dele”, recorda Rúben. Mas quando a Rufia começou a crescer, Rúben apercebeu-se que havia “muito desperdício alimentar na fase da cadeia de comercialização”, e decidiu passar a usar os excedentes nos seus produtos. Atualmente, o chef garante que 90% da matéria-prima que usa nos molhos são “legumes feios, toscos e desajeitados”, que por não preencherem certos requisitos – como tamanho, cor ou aspeto – acabam por não chegar aos supermercados, mesmo estando nutricionalmente bons.

Para já, o leque de produtos da Rufia inclui os molhos Lemon & Herbs, Old Smokey Jack e o Barbecue Classic, sendo que os dois primeiros são vegan, e à base de pimento vermelho e tomate. O best-seller é o Lemon&Herbs, que apresenta um perfil cítrico, graças ao limão e à laranja, e sugere-se usar em pratos de carne, peixe, marisco ou legumes.

Já o Old Smokey Jack, mais picante e fumado, assim como o Barbecue Classic, ligeiramente adocicado, vão bem com carnes e legumes grelhados. Para ajudar quem os compra, os frascos vêm com um código QR, o qual encaminha para o YouTube de Rúben, onde estão algumas receitas feitas pelo chef.

Os molhos estão à venda em diversas lojas gourmet espalhadas pelo país e no site oficial, onde cada frasco é disponibilizado nos tamanhos de 100 ml e 200 ml. O Lemon&Herbs arranca em 3,50 euros, o Old Smokey Jack em 4 euros e o Barbecue Classic em 4,30 euros.




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