Quinta-feira é dia de francesinha ibérica no Venga, em Matosinhos

"Nuestra hermana" é o nome desta criação. (Fotografia de Igor Martins/Global Imagens)
A nova adição à carta de fusão ibérica do Venga, em Matosinhos, homenageia a sanduíche portuense, misturando ingredientes dos dois países. A Nuestra Hermana está disponível à quinta-feira, em dose generosa e com molho aveludado.

À primeira vista não há nada que a distinga da francesinha original. Chega à mesa num prato fundo, regada com um molho alaranjado. Talvez só o pimento padrón espetado no topo possa antecipar alguma influência do outro lado da fronteira. Isto para quem não conhece a carta de petiscos e tapas do Venga, que é uma autêntica viagem gastronómica pela Península Ibérica.

Pegar na famosa sanduíche portuense e fazer uma versão que unisse ingredientes dos dois países era um sonho que Pedro Sá Pereira tinha já muito antes de abrir o restaurante, em 2018. Mas foi só na cozinha de fusão desta “tapiscaria ibérica” que a ideia ganhou forma, com algumas experiências descartadas pelo caminho. “Inicialmente pegámos na tortilha para a base da francesinha”, conta Pedro, por combinar o ovo e a batata, dois elementos habituais no prato.

O plano ficou suspenso durante a pandemia, mas este ano a equipa do Venga aperfeiçoou finalmente a receita, que “tem o duplo objetivo de homenagear a francesinha e os produtos ibéricos”, diz o proprietário.

(Fotografia de Igor Martins/Global Imagens)

Na sanduíche propriamente dita, generosamente recheada com uma seleção de enchidos dos dois países, mantém-se um ingrediente da francesinha clássica, que para muitos é insubstituível: a salsicha fresca da Salsicharia Leandro. A esta junta-se a chistorra, um enchido de origem basca, o presunto serrano e a sobrasada, uma linguiça das Ilhas Baleares.

O pão, fornecido por uma padaria local, é ligeiramente tostado, para adicionar textura ao prato, e vai ao forno coberto por queijo Tetilla, produzido na Galiza, de onde vem também a carne de novilho. Para rematar junta-se, a pedido, um ovo estrelado no topo e, em jeito de estandarte, um pimento padrón, que entra também na composição do molho, aveludado e ligeiramente picante.

A receita, como manda a tradição, não se revela, mas a base tem pontos em comum com os molhos tradicionais, a que se juntam outros ingredientes que diferenciam esta versão ibérica da francesinha. “A mostarda dá um toque diferente ao molho, que combina bem com os produtos”, comenta Pedro.

(Fotografia de Igor Martins/Global Imagens)

O desafio de batizar este novo prato foi deixado a cargo dos clientes. E de entre as várias propostas que foram a votação, como La Espanholita e La Hermanita, ganhou Nuestra Hermana. Para já, a especialidade está disponível apenas às quintas-feiras, mas a ideia é que em breve seja servida diariamente.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend