Porto: Judai Sushi, onde a Ásia e o Brasil se fundem

Restaurante Judai Sushi (Adelino Meireles / Global Imagens)
No Judai, a cozinha é assumidamente de fusão, sendo os sabores e a estética da comida japonesa a base. E não defrauda os amantes puristas do sushi nem os apreciadores de propostas fora da caixa.

Aida Oliveira, que abriu em setembro o restaurante de sushi de fusão Judai, não gosta de peixe cru. Por isso, quando pensou em realizar o sonho de ter um espaço seu escolheu para parceiro o chef Alexandre Martins, que trouxe do Brasil uma bagagem repleta de influências, que vai da cozinha japonesa à gastronomia molecular, passando pelos sabores brasileiros.

“Este é um restaurante sushi-friendly”, afirma Aida, que fez carreira no Reino Unido como gerente de restaurantes e onde aprendeu as vantagens de trabalhar em equipa. Natural do Porto, fez o curso de Gestão e Marketing. No Reino Unido “comecei a lavar pratos e cheguei a gerente”, conta. Passados quatro anos, quis voltar e admite que o regresso “foi um choque”. Pois lá, “ao contrário do que acontece aqui, dá-se muito valor aos recursos humanos”.

Depois de ter feito a abertura da Domino’s, trabalhou noutros restaurantes, incluindo asiáticos, mas o desejo de ter um sítio seu falou mais alto, até porque queria trabalhar na mesma base do espírito de equipa com que se formou. Quando conheceu o Alexandre Martins não teve dúvidas que queria um restaurante “sushi friendly” e de fusão. O chef, natural do Estado de Santa Catarina, faz uma gastronomia elaborada, “contemporaniza o sushi”.

Alexandre Martins, Aida Oliveira e Diwas Dhakal, (Adelino Meireles / Global Imagens)

Começou há 10 anos a trabalhar em restaurantes japoneses, no Brasil, e fez numerosas formações, incluindo de gastronomia molecular com a chef Angelica Vitali. Um dos best-sellers da casa é o mochi judai, uma espécie de croquete de peixe inspirado no tradicional acarajé da Bahia. Aqui, vai buscar o arroz ao tradicional japonês, junta salmão grelhado e pimenta. Nas sobremesas, destaque-se o tamago de cacau, crepes de chocolate em formato de makis recheados com morango e nutella.

A criatividade e o trabalho de equipa – que inclui o jovem nepalês Diwas Dhakar – está a fazer com que o Judai tenha sucesso. Não faltam encomendas nem elogios. Neste momento, está a funcionar apenas em take-away e entregas ao domicílio.

Boxes pré-definidas
A Box quente tem peças fritas. a cru é para satisfazer os amantes do sushi tradicional. E a judai tem um pouco de tudo. Preços variam entre 19, 95€ (20 peças) e 44,95€ (50 peças).

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend