Porto: Há uma nova pizaria familiar na Boavista

O novo Pizza Piazza chegou com as pizzas de sempre e também algumas novidades na carta. (Fotografia: André Rolo/GI)
O afamado Pizza Piazza, um dos segredos mais bem guardados das Antas, tem uma nova casa, desta vez no Pinheiro Manso. Com o ambiente familiar e as pizas de sempre, mas também massas frescas e outras novidades a enriquecer a carta.

A focaccia al pesto, com parmesão e azeite de trufa, é uma das novidades mais populares da carta do novo Pizza Piazza. «É fresca, aromática e leve. Os clientes têm adorado», garante Francisco Amorim, o proprietário daquele restaurante italiano, que ganhou fama nas Antas e em maio abriu uma nova morada. Desta vez, o lugar escolhido foi no Pinheiro Manso, também numa zona residencial e que facilmente passa despercebida a quem passeia na rua.

«A ideia foi encontrar um espaço que se identificasse com o das Antas, com um ambiente acolhedor e familiar, e uma zona envolvente com espaço exterior para as crianças brincarem», explica Francisco. A intenção foi bem conseguida. Ainda que mais pequena, a sala mantém a mesma atmosfera aconchegante que ali convida a prolongar a refeição. Seja entre paredes adornadas com pinturas do artista Henrique Silva, na esplanada resguardada por grandes prédios e voltada para um pátio ajardinado.

À semelhança da casa-mãe, as estrelas da carta são as pizas, de massa fina e estaladiça, ao espírito romano, e que ganharam um elemento em homenagem à nova casa. Chama-se Pizza Piazza II, e leva presunto de Parma, mozzarella fresca, tomate cereja e manjericão. Todas estão disponíveis em serviço de take-away, para quem não dispensa a especialidade, mas prefere comê-la em casa.

Ao menu não falta ainda o delicioso creme de tomate, que se tornou um ex-líbris do restaurante. Mas também há espaço para novos pratos. É o caso das massas frescas, como o tagliatelle tartufo, com cogumelos silvestres, presunto, molho de trufa e natas, salva e rúcula, que Francisco acabou por introduzir na carta das Antas. Risotos, tábuas, hambúrgueres em pão de piza e saladas completam a oferta, antes de chegar às sobremesas, bem gulosas, como o cheesecup de goiabada (chama-se assim por ser servido num copo) e a mousse de chocolate negro e café.

Apesar de algumas influências de outras cozinhas, o Pizza Piazza é essencialmente uma casa de sabores italianos e, como tal, grande parte dos ingredientes chegam ali diretamente de Itália. A exceção à regra são os vinhos que acompanham a refeição, todos eles nacionais, numa seleção eclética, como se quer.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto: Há boas mesas nesta rua tranquila nas Antas
5 restaurantes no Porto para comer pizas de massa fina
Grande Porto: 4 pizzaiolos (e um forneiro) que tem de conhecer




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend