Porto: Boas saladas para comer num dia de calor

Zenith Caffe na Praça Carlos Alberto, nº 86, é uma opção para comer uma salada. (Fotografia: Igor Martins/GI)
Com o calor, as refeições mais leves são as mais apetecidas. As saladas estão no topo da lista e nestes restaurantes no Porto há combinações para todas as dietas.

A Sandeira

A Sandeira (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

N’A Sandeira as sandes são a face mais visível de uma ementa saudável. Servem-se com combinações mediterrânicas de pasta de azeitona, queijo feta, tomate e manjericão, ou com sabores tipicamente portugueses, graças à sardinha e pimento. Do outro lado da carta, brilham as saladas. Há seis opções, com nomes de marcos da cidade. Alface, rúcula, sementes de sésamo e de papoila dão a base que depois é enriquecida com diferentes ingredientes.

 

Brick Clérigos

Brick Clérigos (Fotografia: DR)

Sentados à volta da enorme mesa comunitária, os clientes do Brick podem partir à descoberta dos petiscos que se escondem na ementa: tostas às dezenas e com diferentes combinações, tábuas, wraps e finalmente as saladas. A de quinoa, abacate e cogumelos é a mais invulgar, mas na carta criada por Luís Almeida e Mélanie Decelle há espaço para mais quatro opções, a de salmão, a de queijo de cabra com nozes, a de cogumelos e, finalmente, a opção adequada para vegetarianos.

 

Creperia La Bombarde

Creperia La Bombarde (Fotografia: Igor Martins/GI)

A especialidade da La Bombarde são, como é de adivinhar, os crepes. Seja nas versões salgadas e de inspiração bretã ou até mesmo nas criações mais adocicadas. As saladas são também uma boa surpresa que chega em três tamanhos, pequeno, médio e grande, para apetites de igual dimensão. É possível provar uma combinação mais simples de alface, rúcula e tomate, mas também a de frango grelhado, cogumelos e ananás, a de salmão fumado com palmito, alcaparras e requeijão ou a de brie, mel e nozes.

 

La Fontana

La Fontana (Fotografia: Fábio Poço/GI)

Na embaixada da gastronomia italiana na cidade a ementa está repleta de sabores e receitas tradicionais. Para abrir com frescura o veraneio e a refeição, ou para um almoço mais leve, é de escolher a salada caprese di bufala, que chega à mesa acompanhada de gelado de manjericão e focaccia ainda morna.

 

Negra Café

Negra Café (Fotografia: Igor Martins/GI)

Dos bolos de fatia generosa às tostas igualmente bem servidas, passando pelos “smoothies bowls” (ou batidos na taça), no Negra Café tudo é confecionado com ingredientes naturais. As saladas são feitas à medida de cada um – custam 7,50 euros e é o cliente quem escolhe os oito ingredientes e o molho.

 

Picaba Natural Café

Picaba Natural Café (Fotografia: Rui Oliveira/GI)

Na ementa desta cafetaria que mora na base do Edifício Transparente destacam-se as opções leves e frescas para o verão como o açaí na tigela, iogurte natural, fruta e, claro, saladas. Das mais simples até às mais ricas e complexas, caso da salada de atum em crosta de sésamo com molho teriyaki e mozarela fresca, ou a de frango com chutney de manga.

 

Zenith Caffe

Zenith Caffe (Fotografia: Igor Martins/GI)

Foi na Praça de Carlos Alberto que o Zenith, agora virado para a moda do brunch, ganhou uma nova vida. A vertente mais saudável dos pratos combina-se com as propostas tentadoras à base de ovos. Os clássicos Benedict fazem companhia à tosta de batata doce e a saladas variadas, como a de frango, com ovo, abacate, tomate seco e manga. Há ainda de salmão fumado, vegan e a opção da casa, feita com batata doce, abacate, cogumelos selvagens, tomate, pimentos e ovo escalfado.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

7 jardins e parques para fazer um piquenique no Grande Porto
Estas ilhas de sonho ficam a duas horas de carro do Porto
6 bares no Porto para ir ouvir boa música ao vivo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend