Petiscar numa fábrica de conservas em Matosinhos

Conheça as sugestões do Fernando Melo de bons vinhos para acompanhar conservas. (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
A fábrica Conservas Portugal Norte inaugurou há um par de meses a Companhia das Conservas - Bistro & Store, onde se provam as conservas em pratos surpreendentes, e ainda se podem levar os produtos para casa.

Mesmo no meio do espaço ocupado pela Companhia das Conservas – Bistro & Store, na fábrica Conservas Portugal Norte, está aquilo que parece ser uma lata gigante. Essa «lata» funciona como balcão e como cozinha, de onde saem, desde maio, petiscos confecionados com as conservas da fábrica.

As receitas, com assinatura do chef José Cordeiro, tanto remetem para países longínquos – numa espécie de homenagem à grande exportação para o continente asiático -, como os surpreendentes baos de sardinha em molho teriyaki com maionese de wasabi e rúcula, como celebram a cozinha portuguesa com interpretações de receitas regionais. É o caso dos torricados de sardinha sem pele e sem espinhas com algas, prato da região do Ribatejo.

Há mais de 40 conservas, contudo, na loja que ocupa uma parede do bistro, e todas estão disponíveis para serem consumidas. Basta escolher uma de quatro bases – puré de aipo, noodles, arroz de tomate ou quiche do dia – e a conserva pretendida, sejam as sardinhas em tomate da Porthos, o biqueirão em azeite picante da Briosa ou qualquer outra da Conserveira, Inês ou Dama Bio.

Garantido está também o uso das conservas nas duas sugestões do menu executivo. É servido de segunda a sexta e, por 8,50 euros, dá direito a entrada ou sopa, um prato e café.

No final, pode-se comprar a conserva que se provou, ou uma outra, para levar para casa. Sugere-se, no entanto, a Box Briosa Regiões, lançada há um mês, que junta cinco receitas tradicionais de regiões à beira-mar, como a raia em molho pitau, das Beiras, ou os filetes de cavala em molho vilão, das Ilhas.

«À semelhança das conservas, a ideia é tentar manter uma qualidade superior em tudo. Se é preciso uma compota para uma sobremesa, fazemos; se é necessário molho teriyaki para um prato, também fazemos», explica Rodrigo Souza, neto do proprietário e gerente da CPN.

E se se vê o que está a ser preparado na cozinha do bistro, também se pode observar o interior da fábrica numa visita guiada. Acontecem de segunda a sexta e dão lugar a conhecer todo o processo conserveiro, como a chegada do peixe, o sua preparação e condimentação, a entrada nos fornos, o enchimento das latas com óleo vegetal ou azeite, e até as funcionárias a embrulhar habilmente as latas com papel. Um mergulho no mundo das conservas.

 

Companhia das Conservas – Bistro & Store Rua Sousa Aroso, 610, Matosinhos Tel.: 223263282 Web: facebook.com/cia.conservas Das 09h00 às 19h00; sábado a partir das 10h00. Encerra ao domingo. Preço médio (bistro): 10 euros Visitas: 5 euros; 2,5 euros dos 6 aos 17 anos. Gratuito até aos 5 anos. (inclui degustação)

Leia também:

Venga: há uma nova tapiscaria ibérica em Matosinhos

8 restaurantes para conhecer em Matosinhos

6 lugares para comer no Mercado de Matosinhos




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend