Pão artesanal e café de especialidade no centro de Vila Nova de Gaia

Ana Rocha, padeira e dona do Pão da Mó (Fotografia de Igor Martins/GI)
O Pão da Mó mudou de morada e, ao pão de fermentação lenta, juntaram-se o café de especialidade, as torradas e a pastelaria, para provar de quarta a sábado, no novo espaço perto da Avenida da República, em Vila Nova de Gaia.

Desde o final do ano passado que o Pão da Mó, além de padaria, também se apresenta com zona de cafetaria, num novo espaço no centro de Gaia, a poucos metros da Avenida da República.

A nova localização foi o passo seguinte natural deste projeto dedicado à panificação artesanal, iniciado em 2017 por Ana Rocha. A padeira já vinha acalentando a vontade de se instalar num espaço com área suficiente para a produção, dadas as viagens constantes entre o antigo ponto de venda localizado em Santo Ovídio e a zona de produção em Pedroso, que acabavam por a desgastar e roubar-lhe tempo para ajudar o padeiro Fernando Mourão. Depois de um ano à procura, e na última semana do contrato de aluguer da antiga loja, Ana soube do atual espaço por uma cliente, num perfeito alinhamento de circunstâncias.

A mudança de instalações para um espaço dez vezes maior do que anterior, na Alameda Dom Pedro V, trouxe a possibilidade de juntar à comercialização do pão artesanal o processo de fabricação – que era feito em Pedroso – e o serviço de cafetaria, com oferta de pequenos-almoços e lanches. A carta é enxuta e privilegia os produtos portugueses em cima das torradas, seja manteiga dos Açores, manteiga de amêndoas portuguesas, requeijão de Castelo Branco, mel proveniente de colmeias em Aveiro e Vila Nova de Foz Côa, azeite e compotas. Os amanteigados croissants de massa folhada são fornecidos pela Bicho, da Póvoa de Varzim, e os bolos pela portuense Toffee Glace ou pela gaiense Mini Cake.

Pão da Mó (Fotografia de Igor Martins/GI)

O café, o atual segundo pilar do Pão da Mó, é da portuguesa SO Coffee Roasters, mas “mais marcas se juntarão, sempre de especialidade”. Saco, de filtro, V60 e aeropress são os métodos de extração atualmente disponíveis.

Quanto ao pão, de fermentação lenta – fermentado durante, no mínimo, 18 horas – e produzido com farinhas de moleiro, sai quente de terça a sábado, havendo dias específicos para certas qualidades, como a ciabatta, o aldeia, o integral, o espelta e a broa. De quarta a sábado estão garantidos o pão família, o de sementes e o especial. Sugere-se ver a lista da semana nas redes sociais do Pão da Mó para não perder migalha.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Alameda Dom Pedro V, 80, Vila Nova de Gaia
Telefone
915 550 300
Horário
Das 14h às 19h à terça e quinta; das 8h às 12h30 e das 14h às 19h à quarta e sexta; das 9h às 16h ao sábado. Encerra domingo e segunda.
Custo
() Preço: pão desde 2,20 euros; café desde 1,10 euros; torrada a 1,80 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend