O outono chegou à cozinha do Four Seasons de Lisboa

Vieiras, ostras de Setúbal, pimenta vinda de Madagáscar e fruta cítrica do Japão fazem parte do novo menu de assinatura do chef Pascal Meynard, do Varanda. Uma carta que dá as boas-vindas à nova estação de uma maneira diferente.

Quem disse que o outono tem obrigatoriamente de vestir laranja não passou os olhos pelo mais recente menu de Pascal Meynard no restaurante Varanda, que pode ser provado a partir desta segunda-feira, dia 24. Leve, com cores que quase parecem primaveris no prato, mas com produtos da época. Caso das vieiras, a perdição do chef francês, que fazem a entrada neste desfile outonal gastronómico. O molusco é salteado com gengibre e acompanha couve-flor roxa e pimenta voatsiperifery, uma variedade vinda de Madagáscar.

Mas a refeição, que está disponível apenas ao jantar, não começa nas vieiras. Antes são servidos os amouse bouche, os aperitivos que começam com um crocante cone de chipotle, pimenta mexicana, manga com tártaro de atum e guacamole. De seguida, entram em cena os chips de salsifis, um tubérculo cujo sabor se aproxima da cenoura, com sal e alecrim e ainda beignet de lavagante e ostras fine de claire, produzidas em Setúbal.

A descrição vai longa, mas o jantar acaba de começar. Voltemos às vieiras, às quais se segue o primeiro prato principal, de peixe. «Vamos encontrar notas de mel e frescura das ervas no salmonete, por isso escolhi um branco de inverno, um Quinta do Poço do Lobo de 1995», explica a escanção Gabriela Marques, enquanto serve o vinho de tom dourado, que vai acompanhar o peixe escolhido por Meynard, com espuma de bivalves, uma pequena tosta de azeitona e o sabor dos coentros e funcho.

O prato de carne, sim, veste bem a pele da nova estação. O puré de abóbora, a redução de beterraba, vinho do porto e laranja, e o cogumelo portobello assado estão lado a lado com as tiras de pato-real assado com crocante de nozes pecan.

Para o final, chega à mesa um granizado de poejo com sudachi, a fruta cítrica asiática, que parece um limão, preparado pelo chef pasteleiro Fabian Nguyen e o seu sous chef Diogo Lopes. É na verdade uma sobremesa que guarda no interior polpa de outro fruto japonês, o yuzu. Para terminar um jantar outonal com frescura.

 

Menu de Assinatura Varanda
Preço: 111 euros (sem bebidas)
Disponível entre as 19h30 às 22h30.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Rodrigo da Fonseca, 88 (Parque Eduardo VII)
Telefone
213811400
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30. Não encerra.

Website

GPS
Latitude : 38.72563019655147
Longitude : -9.155167649073746

 

Leia também:

Histórias de pais e filhos que fazem do vinho a sua vida
Quatro garrafeiras no norte para provar e comprar bons vinhos
Novo hotel de Lisboa tem como tema a casa de banho