Natal: comprar em português na Baixa do Porto

Circus Network, na Rua do Rosário. (Fotografia: Circus Network)
Sob o brilho das luzes de Natal da Baixa portuense, traçou-se um roteiro para fazer compras na rua, desde o Largo dos Lóios até à Rua do Rosário. É cerca de um quilómetro e meio, que reúne uma dezena de lojas, ricas em marcas portuguesas e com uma oferta que inclui roupa, calçado, acessórios e artigos para a casa.

1 | The Feeting Room, Largo dos Lóios, 86

A estrela da The Feeting Room é o calçado, com mais de uma dezena de marcas nacionais como a Sanjo e a Lemon Jelly, mas a oferta não fica por aí, neste projeto colaborativo entre marcas, designers e artistas plásticos. A lisboeta Fair Retail, uma marca ética de roupa de mulher, e a portuense Litoral, de roupa de homem, com forte inspiração no mar, são apenas duas das marcas de roupa disponíveis, às quais se juntam ainda insígnias de acessórios, material estacionário e gadgets.

Tel.: 220110463
Web: facebook.com/thefeetingroom
Das 10h às 20h; de quinta a sábado até às 21h; domingo das 11h às 20h. Não encerra.

2 | Almada 13, Rua do Almada, 13

Os bonecos em tecido da Laroca, as ilustrações da Little Black Spot, as meias The Captain, as peças da Barru Pottery e as mini-hortas da Life in a Bag enchem o espaço da Almada 13. Marcas estrangeiras de mochilas, óculos, roupa e calçado completam a oferta.

Tel.: 223216002
Web: facebook.com/almada13
Das 10h às 19h30; domingo das 11h às 13h e das 14h às 19h.

3 | Almada em Branco, Rua do Almada, 125
Na esquina onde a Rua do Almada se cruza com a Rua da Fábrica encontra-se a Almada em Branco, onde o foco recai em artigos produzidos em fábricas portuguesa ou por artesãos portugueses. Caso das mochilas Kraxe Wien, os sapatinhos de burel da Noogmi, as camisas da Branco, as botas Labuta e Lobo Apparel e a bijuteria Maria Branco. As sapatilhas, embora estrangeiras, são uma das apostas da Almada em Branco, que representa marcas pouco conhecidas, como a Rice, a Warrior Shanghai e Clae.

(Fotografia: Almada em Branco)

Tel.: 221120324
Web: facebook.com/almadaembranco
Das 10h às 20h. Não encerra.

4 | Teelegend, Rua de Cedofeita, 46

Encontrar prendas para adeptos de séries, banda desenhada, videojogos, filmes e cultura pop em geral não é uma tarefa difícil na Teelegend. Ricardo Fonseca, geek assumido, reúne na sua loja em Cedofeita, t-shirts de séries como Stranger Things, Friends e Game of Thrones, heróis de banda desenhada da Marvel e da DC Comics e ainda de vídeojogos como Super Mario Bros.

Tel.: 911136286
Web: facebook.com/teelegendtshirts
Das 10h às 19h; domingo desde a 14h.

5 | Coração Alecrim, Travessa de Cedofeita, 28

A inconfundível porta da Coração Alecrim, pintada com folhas, flores e animais, abre-se para um lugar recheado de produtos locais e sustentáveis. De entre uma vasta oferta, destaca-se uma coleção de roupa, botas e botins da própria Coração Alecrim, a roupa de homem da La Paz e as peças de madeira do artesão João Graça. Até ao final do mês, a Coração Alecrim recebe um espaço pop-up com as jóias de Juliana Bezerra.

Web: facebook.com/coracaoalecrim
Das 11h às 19h. Encerra ao domingo.

6 | Circus Network, Rua do Rosário, 54

Este espaço, que é ao mesmo tempo galeria de arte, loja, agência criativa e co-work, é o lugar ideal para encontrar algo para os amantes de arte urbana, ilustração e design. A oferta inclui t-shirts, tote bags, livros, tintas e marcadores, ilustrações e peças como skates e cachecóis. Outra boa razão para fazer uma visita é a exposição Protect Ya Neck, cuja inauguração acontece amanhã. A Circus convidou seis artistas, que por sua vez convidaram outros seis, «a mostrarem aquilo que sentem como verdadeira “irmandade” num objecto artístico fora do comum mas que tudo tem a ver com o tema – um cachecol”, lê-se no comunicado. As peças vão estar à venda.

(Fotografia: Circus Network)

Tel.: 222011998
Web: facebook.com/circusnetwork.net
Das 11h às 19h. Encerra ao domingo.

7 | Scar ID, Rua do Rosário, 253

Vestuário, acessórios, cosmética e peças de design, de cerca de 60 marcas portuguesas, compõem a scar.id, uma loja onde se privilegia a exclusividade, a inovação e a identidade. Os produtos faciais e corporais da Made in Youthland, os óculos de sol da Darkside, as tábuas de corte da ATER e as meias da SAYGRRR! são alguns dos artigos disponíveis.

(Fotografia: scar.id)

Tel.: 912133352
Web: scar-id.com
Das 10h às 20h. Encerra ao domingo.

8 | Tombasana, Rua do Rosário, 284

Na Tombasana, Célia Pale vende vestidos, blusas, calças e tops confecionados com tecidos desenhados por si e estampados em Guimarães. A base da inspiração são as origens da designer moçambicana e o ambiente tropical, que se reflete nos desenhos de aves. Além da roupa, também se encontra um conjunto de acessórios artesanais feitos com tecidos africanos, como brincos, cintos, carteiras e sapatinhos para recém-nascidos.

Tel.: 912133352
Web: facebook.com/tombasana.fr
Das 14h às 18h; sábado das 10h às 18h. Encerra ao domingo.

DO JAPÃO
9 | Kuri Kuri, Rua do Rosário, 343

Ana Cancela dedica-se inteiramente à cultura japonesa, numa vertente mais cultural, na sua Kuri Kuri. Se há 11 anos a aposta era em anime e mangá, hoje, num novo espaço da Rua do Rosário, encontram-se serviços de chá em porcelana, artigos ligados à culinária, como os os pauzinhos, gatos da sorte em cerâmica, disponíveis em vários tamanhos, literatura portuguesa traduzida e literatura japonesa não traduzida. Algumas das peças mais especiais são os kimonos vintage em seda e os bules pintados à mão.

(Fotografia: Kuri Kuri)

Tel.: 963382500
Web: facebook.com/kurikurilojajaponesa
Das 14h30 às 18h30. Abre ao domingo até à véspera de Natal.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend