Nasceu um novo Jardim à mesa, em São Bento

O Jardim do Sr. Lisboa (Fotografias: DR)
O mundo vegetal é cabeça-de-cartaz n’O Jardim do Sr. Lisboa, o irmão mais novo d’A Cozinha, que abriu em São Bento, e que reúne as influências da horta, do pomar e da botânica à mesa.

Cinco anos depois de nascer A Cozinha do Sr. Lisboa, a dois passos da Avenida da Liberdade, esta personagem fictícia criada em homenagem à capital e à nossa cultura e gastronomia continua a abrir as portas da sua casa, agora com uma nova morada, em extensão da marca. Trata-se d’O Jardim do Sr. Lisboa, aberto há um mês em São Bento, junto à Assembleia da República, pelas mãos da mesma dupla, o empresário Francisco Breyner e o chef Pedro de Sousa.

Mas se A Cozinha se aproxima do universo das petisqueiras portuguesas, neste Jardim há mais mundo e uma visão mais contemporânea da carta. Entre as propostas, idealizadas para partilhar à mesa, a proteína animal não fica esquecida, mas é o mundo vegetal que mais brilha. “Isso obrigou-me a pensar a cozinha de forma diferente e arriscar, sair da zona de conforto”, explica o chef natural de Oliveira do Hospital, que herdou da avó a paixão pelos temperos.

A carta do novo restaurante dá primazia ao mundo vegetal, mas não se esgota neste. (Fotografias: DR)

O chef Pedro de Sousa assume o comando da cozinha.

O produto local e orgânico ganha prioridade à mesa, em pratos batizados com humor, à semelhança d’A Cozinha. “E umas ostras no jardim?” traz o molusco do Sado com chilli lacto-fermentado, água de tomate fumada e óleo de salsa; “Conforto do mar ao jardim” junta mexilhões, tomate coração-de-boi e flores num flat bread; e “Venham mais cinco, mas não paga o Zeca” são os croquetes de beringela com molho de gemas e whisky. Há ainda espaço para a tartelete de cogumelos com manteiga castanha e ervas; a couve-flor frita; a espuma de batata com alcaparras; o fresco melão com framboesas e ameixas lacto-fermentadas; e sobremesas como o pastel de nata desconstruído e a “Cuidado que o Figo Pica” – a original pavlova com pedaços de maçã verde e de catos.

O ramalhete compõe-se com a garrafeira vínica de mais de uma centena de referências, muitas destas naturais, e os cocktails da casa, com consultoria de Constança Cordeiro. Ao sábado e domingo, reforça-se a casa com menu de brunch, para saborear ora na esplanada, ora no interior, onde se alia a faceta descontraída – as plantas, a árvore no meio do restaurante, as madeiras – com a cosmopolita – os mármores e os lustres no teto.

O restaurante fica situado junto à Assembleia da República.

O pastel de nata desconstruído da casa.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de São Bento, 202 (São Bento), Lisboa
Telefone
213961529
Horário
Todos os dias, das 12h às 24h. Não encerra.
Custo
(€€) Preço médio: 25 euros

Website

GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend