Já provou a doçaria da Noémia?

Foto: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
Bonita por fora e saborosa por dentro, a doçaria na loja de cake design “Dona Farinha”, em Viana do Castelo, é um estímulo para os sentidos. Tudo passa pela mão da proprietária. Industrializados não entram.

Quem entra uma vez na “Dona Farinha”, situada no nº 57 da Rua de Aveiro, em Viana do Castelo, corre o risco de ir embora ainda com água na boca e vontade de regressar. É que os olhos também comem e ali a montra espicaça a gula. Toda a doçaria se apresenta e sabe bem. A dona da casa é Noémia Branco, de 61 anos, que se inspira nas receitas antigas de infância para criar os seus bonitos bolos. E todos lhe passam pela mão, sem industrializados à mistura. O creme de queijo que aplica em algumas das suas criações é um dos principais motivos, que fazem com que quem as prova uma vez queira repetir a visita.

Decoração do espaço interior com peças de artistas vianenses (Foto: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

Há muito por onde escolher, até porque a dona da casa quando chega de manhã, nunca tem definido o que lhe pode sair das mãos para o forno. “Nunca há um dia igual. Temos que ir remodelando, não fazer todos os dias as mesmas coisas. É pegar na farinha e vamos embora para a frente”, diz. Mas há bolos aos quais não pode escapar, até porque a clientela pede. O de cenoura, nozes e especiarias, o belga com frutos vermelhos, com amêndoa ou noz, o de limão com (o tal) creme de queijo e frutos vermelhos e o de café com caramelo salgado e noz. Também costuma fazer colchão de noiva e torta de laranja. E faz por ter sempre queijadas, quindins e panquecas. Ao almoço serve refeições leves. Pratos ligeiros, saladas, sopa, panquecas salgadas, sumos naturais e afins.

O segredo do sucesso do projeto de Noémia Branco (ao centro, de óculos) também está na equipa (Foto: Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

O projeto “Dona Farinha” nasceu, após Noémia cair no desemprego, depois de 20 anos a trabalhar como administrativa na área comercial de um jornal. Parada em casa, começou a fazer bolos. Mais tarde um trabalho académico do filho estudante no Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em que este criou uma empresa fictícia de cake design, inspirou-a a meter as mãos na massa. Reinventou receitas antigas que fazia em casa em miúda e fez formação na área do cake design. Abriu a loja em 2017. A decoração em tons pastel e branco, e uma música suave a condizer, sempre a tocar, convidam a saborear tranquilamente as criações doces da loja. O bem receber da sua filha Diana, e das suas parceiras ao balcão, Raquel e Sofia, faz o resto.

Também é possível encomendar os bolos da Noémia para todo o tipo de festas, casamentos, batizados e comunhões.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend