Ílhavo: sushi de fusão e design junto ao mar da Praia da Barra

Na Praia da Barra há um restaurante que serve sushi de fusão e, ao mesmo tempo, alimenta a nossa cultura visual. O nome, Barba Azul, remete para o imaginário dos piratas e para o oceano, que fornece a matéria-prima.

Quando Zé Pedro Gomes e António Pedro Gaioso abriram o seu restaurante de sushi, há três anos, na Praia da Barra, não quiseram dar-lhe um nome associado ao Japão, antes algo português, com ligação ao mar, à praia e ao sushi. Chamaram-lhe, pois, Barba Azul, numa alusão aos piratas que trazem tesouros do oceano. As joias, ali, são as peças de sushi e sashimi cuidadosamente elaboradas, entre outras propostas que se destacam pelos sabores e pela apresentação.

Os lugares não são muitos: 36 dentro, 16 fora. «Gosto de trabalhar em espaços pequenos, porque gosto de ter um contacto mais próximo com os clientes e conseguimos ter mais tempo para dedicar a cada prato», conta Zé Pedro, que se iniciou no mundo do sushi com o irmão Bernardo Embaixador, no restaurante Subenshi, até que decidiu seguir o seu próprio caminho.

No Barba Azul serve-se, essencialmente, sushi de fusão. A ementa inclui entradas como camarão com amêndoa ou sunomono, uma salada de fatias finas de pepino marinadas em vinagre de arroz, e o menu Barba Azul, com várias peças (15, 20 ou 25), à escolha do sushiman. Há ainda outras especialidades, sobremesas (como a gunkan ice, que contém gelado), cervejas japonesas e alguns pratos alternativos.

A grande vantagem do sushi é que se come peça a peça e em cada uma existe «um mundo de sabores», defende Zé Pedro, ele que é designer de formação – e isso nota-se na decoração do restaurante, que também alimenta a cultura visual. Há beleza neste Barba Azul – começa nos pratos e termina nas paredes. Que não se duvide: «A comida é a base de tudo, mas o que dá o toque especial é toda a experiência, design e atendimento».

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Ílhavo: a terra do bacalhau e do farol mais alto do país
Aveiro: sushi para todos os gostos no Subenshi
5 bares para uma noite com sabor a sal em Aveiro

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend