O novo italiano de Lisboa que tem mercearia própria

É o terceiro italiano de Tanka Sapkota e segue um conceito inovador. Il Mercato abriu portas, com o timbre de autenticidade 100% italiana. Massas frescas do dia feitas com ovos bio, molhos acabados de fazer e produtos de charcutaria prometem surpreender.

Primeiro foi o Come Prima, na Rua do Olival, depois o Forno d’Oro, na Rua Artilharia Um e agora, em pleno Páteo Bagatella, também na Artilharia Um, nasce o Il Mercato, completando a estratégia gizada por Tanka Sapkota. Bastante mais do que um restaurante, é um projeto inédito entre nós e resulta da vontade que o chef nepalês que Lisboa já não dispensa tinha de oferecer produtos gastronómicos italianos de bom nível.

Entramos e estamos numa loja de delicatessen, massas frescas feitas no momento, queijos, carnes curadas, presuntos, enchidos e até a famosa trufa branca de Alba e preta do Piemonte ali se encontra sempre que possível. O chef Sapkota entendeu que «Lisboa merecia há muito uma mercearia italiana completa para se abastecer e em casa consumir ou cozinhar».

A par da nova ventura comercial, funciona ao almoço e jantar o restaurante, com uma programação diária original. «Todos os dias vamos ter uma ementa única confecionada com produtos sazonais frescos e diferenciados», explica o empresário, acrescentando que «a nova casa visa proporcionar uma verdadeira descoberta da cozinha italiana sem sair de Lisboa».

O menu 1861 – ano da unificação de Itália – é a forma mais expedita e prática de tomar contacto com o modo vibrante por que o restaurante se vai pautar.

Os preços são convidativos, 11,90 euros, almoço simples sem sobremesa, e 19,90 euros, jantar completo, sobremesa incluída. Enquanto almoçamos ou jantamos, a eventual encomenda de molhos e massas frescas – há vinte tipos – para levar estará a ser executada, no fim é só levantar.

Na qualidade, Sapkota não contemporiza, só o melhor é suficientemente bom, atributo que de resto identificamos e reconhecemos nos seus dois outros restaurantes. Estabeleceu parceria com o Casal dos Planetas para o fornecimento de ovos biológicos. Chegam de Itália de avião no próprio dia mozarela de búfala e queijo ricotta, ambos de qualidade excelsa e grande frescura.

O desfile de produtos passa por um queijo parmigiano reggiano notável, por um gorgonzola de cabra de grande talante, e pelos vinhos – todos italianos –, a cobrir um espectro vasto de regiões e estilos. Pode comprar-se ali um vinho e consumi-lo à mesa, mediante o pagamento de uma taxa de rolha de 6 euros. Todos ao Il Mercato!

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Páteo Bagatela, Rua Artilharia 1 (Amoreiras)
Telefone
211930941
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00. Encerra à segunda.
Custo
(€€) 25

Website
Email
ilmercatodipastafresca@gmail.com

GPS
Latitude : 38.7239996
Longitude : -9.15528560000007


Leia também:

Winebar para ver o pôr do sol na Sé do Porto
Bonfim: comer e beber na freguesia da boa vizinhançaa/
12 motivos para passear no novo Eixo Central de Lisboa