Wine bar para ver o pôr do sol junto à Sé do Porto

No arco de um antigo aqueduto da Sé foi criado um bar de vinhos com consultoria do escanção Manuel Moreira e uma vista deslumbrante sobre a Ribeira e o rio Douro.

Era uma vez, em 2014, uma casa do século XVIII que sofreu obras de reabilitação. Quando menos se esperava, descobriu-se que encerrava um tesouro. Aquela habitação devoluta nas Escadas das Verdades era, afinal, o arco de um aqueduto que abastecia o convento de São Lourenço, atual Seminário Maior do Porto. Foi ali, quase a chegar às Escadas do Barredo, no miolo do velho Porto que se aninha junto à Sé, que em novembro abriu o Arco das Verdades Wine Bar, um espaço clássico mas descontraído com vista de cortar a respiração.

Das janelas que trazem a luminosidade do exterior avista-se uma paisagem imensa que vai da antiga muralha fernandina à Ribeira, com o Douro e a ponte Luiz I como notas dominantes. Se até agora a maior parte da clientela é feita de turistas exploradores, o desejo da casa é atrair «as gentes do Porto para esta zona da cidade que é menos conhecida», diz o gerente, Rogério Prieto, catalão de 35 anos que mora na cidade há dez e não tem pejo em dizer que é já um portuense de coração.

A carta de vinhos elaborada pelo escanção Manuel Moreira conta com cerca de noventa referências e privilegia os vinhos do Douro e Norte, destacando-se algumas marcas de Trás-os-Montes menos usuais no mercado.

Não falta uma pequena lista de petiscos que ajudam à degustação do vinho (ou da cerveja, que aqui é artesanal).

Há vinho a copo (entre 3 a 5 euros) e garrafa (12 a 45 euros), «bastante vinho do porto, pela ligação à cidade, e também alguns cocktails vínicos». Entre estes, estão o pink shade (porto rosé, água com gás, aromatizado com limão), o happy port (porto ruby aromatizado com laranja e hortelã) ou o porto mojito (porto branco seco com hortelã, sumo de lima e açúcar mascavado).

Não falta uma pequena lista de petiscos que ajudam à degustação do vinho (ou da cerveja, que aqui é artesanal), como tábuas de queijo e enchidos, tostas, bôla e uma salada do dia. Os vários vinhos à disposição repousam numa garrafeira construída com ferro de cofragem, material que estamos mais habituados a ver em estaleiros de obras, e na estante «colada» à lareira estão dispostos vários livros para consulta. O tema comum é o Porto e os seus artistas, mas também revistas alusivas à cidade, como a incontornável O Tripeiro.

Acompanhar o por do sol deu o mote para o horário desta casa, que funciona apenas até ao final da tarde. Quando os dias voltarem a ser maiores, deverá ser alargado, para bem de todos os que procuram verdades como esta.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Escadas das Verdades, 13, Porto
Telefone
220172663
Horário
Das 11h00 às 19h00. Encerra segunda.


GPS
Latitude : 41.1415473
Longitude : -8.611192699999947


CONTEÚDO PATROCINADO