Histórico Café Bar São Gonçalo, em Amarante, renasceu com nova oferta gastronómica

Café Bar São Gonçalo (Fotografia de Artur Machado/GI)
O icónico Café Bar São Gonçalo revitalizou-se, com um novo visual e uma oferta gastronómica de autor, mantendo viva a memória das personalidades das artes e das letras que por ali passaram ao longo de quase um século de história.

Após três meses de obras, o Café Bar São Gonçalo – membro da rede de Cafés Históricos de Portugal – reabriu com um novo visual e oferta gastronómica refrescada, sem perder de vista os tempos em que foi ponto de encontro das artes e letras amarantinas. Inaugurado há quase 90 anos na praça central da cidade, junto ao postal formado pela ponte de São Gonçalo e a igreja homónima, foi frequentado por Teixeira de Pascoaes, Mário Cesariny, Maria Eulália Macedo e outras figuras da cultura e política portuguesa do século XX.

 

Agora sob direção dos irmãos Miguel e João Pedro Antunes, que se aventuraram no mundo da restauração por desafio de Maximino Silva, proprietário do edifício desde 1969, o café cruza o charme desses tempos com uma roupagem mais contemporânea e equipamentos modernizados. Em preparação para a mudança do espaço, a dupla visitou alguns cafés históricos pela Europa: “fomos ver o que os outros estavam a fazer, que nós não fazíamos”, diz João Pedro. O objetivo da reabilitação foi atrair novos públicos, sem descurar os habitués, mantendo o serviço clássico de cafetaria no piso térreo, aberto para a praça através de uma série de arcos, que fazem a fachada do Café Bar São Gonçalo inconfundível. Em frente, abre-se a esplanada Eulália, batizada em homenagem à poeta.

No interior, atualizaram-se as casas de banho e a cozinha, e apostou-se numa decoração em estilo rétro, que mantém viva a história do lugar. Salta à vista uma alcatifa colorida, inspirada numa das pinturas de Amadeo de Souza Cardoso, que se desenrola da escadaria até ao piso superior, em jeito de mezanino.

Café Bar São Gonçalo (Fotografia de Artur Machado/GI)

Café Bar São Gonçalo (Fotografia de Artur Machado/GI)

Café Bar São Gonçalo (Fotografia de Artur Machado/GI)

 

Ali, a chef Ânia Robim assina uma carta de cozinha de autor, com raiz tradicional, que contempla pratos como como o apaladado arroz de tamboril e lagostim, a vitela em massa filo, com queijo da Serra e alho-francês, ou um pastel de nata desconstruído, a encabeçar a lista de sobremesas. Durante a tarde entra em vigor uma lista de petiscos, que inclui francesinhas, pregos e hambúrgueres. Sobressai ainda a carta de vinhos, com uma centena de referências nacionais e internacionais. E ao domingo, juntam-se à oferta algumas propostas “de travessa, para a família partilhar”, descreve João Pedro, fazendo referência à tradição do espaço, que sempre assumiu as facetas de café, bar e restaurante.

Café Bar São Gonçalo (Fotografia de Artur Machado/GI)

Café Bar São Gonçalo (Fotografia de Artur Machado/GI)

 

A vertente de bar e polo cultural ganha mais expressão ao fim de semana, com uma seleção de cocktails de autor e uma agenda de eventos – divulgados nas redes sociais -, que arrancou este verão com as São Gonçalo Sessions, animando os finais de tarde com música e conversas, num ambiente de tertúlia, como o que se fez alma deste café histórico.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça da República (Largo de São Gonçalo) 4600 Amarante Portugal
Telefone
964102151
Horário
Das 8h às 24h. Sexta e sábado até às 2h. Não encerra.
Custo
() Preço médio: 35 euros


GPS
Latitude : 41.2689059
Longitude : -8.07864799999993




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend