Há um novo mil folhas de Pudim do Abade para provar em Lisboa

Este é o novo Mil Folhas de Pudim do Abade criado por Miguel Oliveira. (Fotografia: DR)
O Mil Folhas do Pudim do Abade, criado pelo pasteleiro Miguel Oliveira, é apresentado ao público no Atelier do Pudim do Abade, em Campo de Ourique, na próxima sexta-feira das 16h às 19h.

Depois do Pudim do Abade de Priscos tradicional, da bola de Pudim do Abade e da rabanada (doce lançado em julho), eis que chega o Mil Folhas do Pudim do Abade pelas mãos do pasteleiro Miguel Oliveira, que esteve longe de baixar os braços e dar descanso à criatividade durante a pandemia.

“O pudim, em termos de textura, é muito aveludado, desfaz-se na boca, e a razão de ter criado o mil folhas foi para lhe dar a crocância que faltava. Depois de várias tentativas e experiências optei por uma massa feita com manteiga clarificada, para não abafar o pudim, e criei uma textura crocante”, explica o pasteleiro.

O mil folhas leva várias folhas de massa crocante recheadas com creme do Pudim do Abade, e esse é feito “tal e qual o original (apenas com um ponto de açúcar mais baixo), com os mesmos aromáticos e modo de confeção”, acrescenta Miguel Oliveira. Nesta receita, o doce leva também mirtilos (que lhe dão frescura) e uma framboesa no topo, que lhe confere alguma acidez.

O pasteleiro Miguel Oliveira. (Fotografia: DR)

O Mil Folhas de Pudim do Abade, que Miguel Oliveira descreve como “o verdadeiro amor em camadas”, é a quinta criação do pasteleiro, e vai poder provar-se durante todo o mês de dezembro em pop-ups às quartas e sábados, das 16h às 19h, assim como o Pudim do Abade e a rabanada.

Miguel Oliveira começou há sete anos a dedicar-se ao estudo do Pudim Abade de Priscos. Em 2014, o pudim ganhou mesmo o concurso “A Mesa dos Portugueses”, e desde então o sucesso não parou. Seguiram-se a bola do Pudim do Abade (equivalente a uma bola de Berlim, mas com massa prensada à mão e recheio tradicional do pudim) e a rabanada, lançada em julho, “um brioche recheado com creme do Pudim do Abade e frito em manteiga, crocante por fora e macio no interior”, assim o descreveu o Atelier do Pudim do Abade.

O doce tradicional que deu origem a todas estas interpretações culinárias também se pode provar, volta e meia, no Atelier do Pudim do Abade, na versão original (em forma, serve 18 doses e custa 36 euros), ou em doses individuais (6 euros a unidade), e pode ser encomendado para todo o país. Já o mil folhas pode ser encomendado para casa (através de delivery com serviço próprio dentro de Lisboa) ou comprado para ir buscar (take-away).

 

Notícia atualizada às 16h14 de dia 11 de novembro de 2020 com informação relativa aos pop-ups do mês de dezembro e com a ficha do estabelecimento.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend