Há novos menus de degustação no Intendente – um deles vegetariano

Há novos menus de degustação no Intendente – um deles vegetariano
(Fotografias: Daniel Matias)
A celebrar os seus 3 anos, o Infame reforça a carta com 2 novos menus de degustação, um destes vegetariano, que espelham a inspiração oriental e a multiculturalidade dos bairros à volta, o Intendente e Martim Moniz.

São dois reforços de peso, diversos nos sabores, ingredientes e nos públicos a que se dirigem, e que chegam ao Infame com estatuto de presença fixa na carta do restaurante situado no piso térreo do 1908 Lisboa Hotel, no Largo do Intendente, Lisboa. Trata-se de dois menus de degustação, cada um com seis momentos cada, e um dos quais totalmente vegetariano, para colmatar a escassez e menus sem carne e peixe na oferta da capital, explica Nuno Bandeira de Lima.

As novidades que saem da cozinha do jovem chef mantêm-se, de resto, fiéis à filosofia gastronómica do Infame desde o seu primeiro dia de portas abertas, há cerca de três anos: uma cozinha de autor de ecléticas inspirações, com uma atração especial pelo oriente, e assente tanto nos produtos frescos de época como nos ingredientes mais específicos que se encontram num bairro tão multicultural como o Intendente e o vizinho Martim Moniz.

As picantes Veggie Pakoras, bolinhas fritas com uma mistura de vegetais.

O cremoso arroz de lagostins e corvina com aipo, tomate, pó de alga nori e coentros.

O arranque de ambos os menus de degustação faz-se com os Veggie Pakoras, as bolinhas fritas muito populares na Índia, que aqui se recheiam de uma mistura de vegetais como couve-flor, cenoura, pimentos, cebola roxa e curgete. Esta entrada foi a primeira criação de Nuno Bandeira de Lima para o Infame, e ganha agora um novo destaque – é obrigatória para os apreciadores de picante, acompanhada de uma maionese de togarashi, composta de sete especiarias.

No menu vegetariano (com o preço de 30 euros, sem harmonização vínica), o caminho segue-se com um tártaro de tofu com algas wakame, e depois com a Salada Infame, quente, com mini alface, beringela, rebentos de soja, cogumelos shimeji, pêra, ovo e Queijo da Ilha. A Pasta Valmor, uma pasta de arroz com pimentos, beringela chinesa, brócolos, cogumelos shimeji, rebentos de soja e molho coreano, une várias texturas no prato, e antecede o Creamy Jasmine, um cremoso arroz de jasmim com coulis de ervilhas. O bolo de tâmaras com gelado de baunilha e caramelo de whisky é o final feliz de um menu onde não entra – nem faz falta – proteína animal.

As bochechas de porco estufadas com esmagada de batata e azeite de trufa, castanha assada, espargos e um molho de vinho tinto. (Foto: Daniel Matias)

A Bomba de Chocolate é a sobremesa de um dos 2 novos menus.

No outro menu de degustação (por 45 euros, sem bebidas), o tártaro também acompanha com alga wakame mas tem como base o peixe. Segue-se um tártaro de alcatra com crocante de hóstia de camarão, picle de mostarda e aioli de wasabi. Os dois pratos que se seguem são duas respostas de conforto para os dias que correm, até que cheguem os meses mais quentes: um arroz de lagostins e corvina com aipo, tomate, pó de alga nori e coentros; e umas bochechas de porco estufadas com esmagada de batata e azeite de trufa, castanha assada, espargos e um molho de vinho tinto. No remate de despedida, o cacau é o cabeça-de-cartaz, com um bolo de chocolate que acompanha uma mousse do mesmo, salame, petazetas e gelado de chocolate.

Os meses de fevereiro e março trazem, além disso, outras novidades ao restaurante do Intendente. Uma destas é a iniciativa O Chef Faz Par, uma série de 10 jantares únicos feitos em parceria com chefs portugueses, de norte a sul, que partilharão, por uma noite, a cozinha com Bandeira de Lima. Os próximos serão os de Leonor Mendes, da Taberna do Sal Grosso (20 de fevereiro), André Andrade, da Taberna do Calhau (25 de fevereiro), Marta Figueiredo, da Estrela da Bica (2 de março), Shiraz, do Mezze (11 de março), André Rebelo, do Jangada (16 de março), Jorge Redondo, do Água Pela Barba (23 de março) e Ricardo Gonçalves, do Sauvage (30 de março). O preço destes jantares, todos com um mínimo de cinco momentos gastronómicos, é de 40 euros, sem bebidas.

No hotel 1908 há brunch mais infame de Lisboa

A esplanada do Infame.

O restaurante fica situado no Largo do Intendente. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Gl)

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Largo do Intendente Pina Manique, 4, Lisboa (Intendente)
Telefone
218804008
Horário
Das 12h00 às 22h30. Sexta e sábado, até às 23h. Brunch, domingo das 12h às 16h.
Custo
(€€) 25 euros


GPS
Latitude : 38.7204892
Longitude : -9.135290299999951




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend