Há leitão assado e outros petiscos no Sandes & Pratos, em Valongo

A temática cervejeira e vínica veste o novo espaço do Sandes & Pratos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
O restaurante Sandes & Pratos mudou de morada e reabriu maior, com dois fornos dedicados ao leitão assado, carnes maturadas e pratos vegetarianos.

Após cinco anos de porta aberta numa esquina do central Largo do Centenário, o restaurante Sandes & Pratos mudou-se para a rua de São Mamede, ali a dois passos, revigorando-se no caminho. Entrou uma decoração vincadamente cervejeira e os petiscos mantêm-se, mas agora a casa conta com uma esplanada nas traseiras (virada ao centro daquele largo). Nessa outra frente, estão os dois imponentes fornos onde se assa o leitão, uma das novidades.

“Não havia nada assim em Valongo”, explica Israel Bernardo, o proprietário. A carne entra no forno a lenha e por ali fica durante mais de duas horas. Quando está pronto, tanto pode ser servido na mesa, à dose, ou em pão caseiro, ou ainda embalado para levar.

Na carta de petiscos, estão as sandes – de picanha, de lombinhos, de francesinha, leitão, vitela, pernil com queijo ou presunto de vaca com queijo da serra – e a sua respetiva versão em prato, a fazer jus ao nome do restaurante. O presunto de vaca é uma aposta de Israel: “não é tão salgado, é mais tenro e saboroso”, do que o de porco.

O que recomenda para quem lá vai é provar o que considera os “ex-líbris” da casa: a sangria de sidra e a francesinha de leitão, servida com batatas às rodelas, com casca, e sempre sem sal. Este cuidado estende-se à cozinha em geral, que assenta na grelha, pela qual passa essencialmente carne, incluindo posta e costeletão de vaca com 75 dias de maturação.

Mas também há pratos de peixe – como o bacalhau à casa, com marisco e cebolada – e começam a ter cada vez mais adeptos as opções vegetarianas, que cresceram com os clientes vegetarianos. Para eles, há dois hambúrgueres (lentilhas e feijão branco e beterraba e noz) e um folhado.

Vocação cervejeira
O restaurante é embaixador da cerveja Bohemia e dos vinhos São Domingos e, como tal, a decoração alude à temática cervejeira e vínica.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend