Grande Lisboa: 3 casas de chá para saborear com tempo

Café Saudade, em Sintra. Fotografia: Leonardo Negrão/GI
Uma antiga fábrica de queijadas, uma cafetaria que também vende produtos gourmet e um salão de chá ao estilo francês. Eis três pontos de paragem para quem não dispensa infusões, scones ou macarons servidos em ambiente mimoso.

Café Saudade | Sintra
Ritual numa antiga fábrica de queijadas

Este espaço era uma das mais antigas fábricas de queijadas de Sintra e estava praticamente em ruínas quando Luís Pereira e a mulher o recuperaram, em 2008, devolvendo-lhe um pouco da sua aura de outros tempos. Os tetos trabalhados, as mesas e cadeiras antigas e um armário branco cheio de andorinhas portuguesas conferem-lhe uma atmosfera acolhedora e é ali que apetece estar, a beber um chá e a comer um scone.

É desta combinação que muitos fazem o seu lanche. Em matéria de chás correntes há quatro opções à escolha (chá preto, verde, verde com jasmim e earl grey) dos Chás Gorreana, dos Açores; e de infusões sete referências (erva-príncipe, lúcia-lima, camomila, cidreira, poejo e hortelã-pimenta), da produção biológica Cantinho das Aromáticas, de Vila Nova de Gaia.

Mas um dos mais pedidos é o chá Saudade, uma infusão de hortelã-pimenta, citronela, girassol e amora preta. “Temos bules para uma pessoa, duas, três e quando nos pedem, uma chávena extra”, explica Luísa, a gerente. Quase como num ritual, o chá é feito à frente do cliente com a colocação das ervas num filtro, o que o torna um produto mais requintado.

Scones
Scones XL, um dos muitos bolos de produção própria do Café Saudade. Podem pedir-se de três variedades: simples (com compota e manteiga, chantilly ou chocolate), de frutos vermelhos ou com maçã e cobertura de crumble de maçã com açúcar mascavado.

Antiga fábrica de queijadas
Quando o edifício foi para obras encontraram antigas bacias das salgadeiras que eram utilizadas para fazer as famosas queijadas de Sintra, que tanto encantavam o rei D. Fernando II.

Casa de Chá | Odivelas
Uma casa para beber e comprar

A bicicleta estacionada à porta chama a atenção de quem passa na Rua Pulido Valente, no agradável bairro das Colinas do Cruzeiro, em Odivelas. Assim que se entra, saltam à vista as mobílias em tons branco e verde que ajudam a criar um ambiente luminoso e tranquilo.

Este espaço abriu pelas mãos de Helena Cardoso, que já tinha uma empresa de catering e organizava eventos, e conjuga as valências de cafetaria com loja de produtos gourmet. Na carta, há crepes, waffles e panquecas, taças de açaí, iogurte grego e bolos de aveia.

Falando de chás, há que olhar para as as estantes onde se perfilam 45 referências de chás quentes e 12 de chás frios, mais pedidos nos meses de calor. Entre elas está aquele que pode ser o tradicional “chá das cinco” e que é, na verdade, uma mistura de chás verdes. Quem quiser levar os chás para casa, tem-los disponíveis a peso.

Fotografia: Paulo Spranger/GI

Scones
Scones. Os pães adocicados podem levar manteiga, mel, compota ou marmelada.

Brunches para todos
A Casa de Chá tem quatro brunches (tradicionais e saudáveis) a partir dos 5,90 euros.

Ladurée | Lisboa
A meca dos macarons

O salão de chá francês, presente em mais de duas dezenas de países em todo o mundo, abriu em Portugal há dois anos, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e desde então tornou-se um local por excelência para comer os famosos macarons. Este bolo delicado, que resultou da ideia de juntar dois macarons recheando-os com ganache, nasceu da cabeça de Pierre Desfontaines, primo de Louis Ernest Ladurée, fundador da marca em 1862, e cedo conquistou adeptos.

Na loja de Lisboa os macarons surgem perfilados no balcão, com sabores que se mantêm todo o ano e outros sazonais, e muitas vezes são a companhia certa para um chá na hora de lanchar. A carta tem nove sabores diferentes. O Special Ladurée Blend, por exemplo, é um chá preto oriundo da China e leva cítricos, flores, especiarias leves e baunilha. Todos os chás têm como referência nomes franceses e apenas um é um chá preto da Índia.

Depois, há opções para tomar o pequeno-almoço, almoçar e lanchar, inclusive pratos quentes. O espaço, esse, foi decorado para ser feminino e elegante, com madeiras, cores pastel e armários de 1862. Foi a mulher de Louis Ernest Ladurée que teve a ideia de criar um salão deste género, numa altura em que as mulheres da sociedade parisiense clamavam por um espaço onde pudessem sentir-se à vontade para socializar.

Fotografia: DR

Macarons
Os tradicionais macarons coloridos, estaladiços por fora e fundentes por dentro, são uma das imagens de marca da pastelaria.

Pormenor português
As lojas e respetivas esplanadas são iguais em todo o mundo, mas esta teve direito a painéis de azulejos portugueses com motivos florais pintados à mão.

Partilhar
Morada
Av. Doutor Miguel Bombarda, 6 (Sintra)
Telefone
212428804
Custo
(€)
Horário
Das 08h30 às 20h00. Não encerra.

Website

GPS
Latitude : 38.79858654029974
Longitude : -9.387090735581978
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Pulido Valente, 20B, Odivelas
Telefone
219340122
Horário
De terça a domingo, das 08h00 às 20h00.


GPS
Latitude : 38.7911767
Longitude : -9.189948500000014
Partilhar
Mapa da ficha ténica Mapa da ficha ténica




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend