Festival de Gastronomia do Mar regressa a Tavira esta semana

Tavira. (Fotografia de Filipe Amorim/GI)
De 20 de maio a 12 de junho, os sabores da costa algarvia estão em destaque, nas cartas de 20 restaurantes do concelho de Tavira. O Festival de Gastronomia do Mar regressa com a 17.ª edição.

Durante mais de três semanas, o Festival de Gastronomia do Mar está de regresso a Tavira com a sua 17.ª edição. Entre os dias 20 de maio e 12 de junho, um grupo de 20 restaurantes aderentes – localizados tanto na cidade referida como em Cabanas de Tavira e Santa Luzia – reforçam as suas cartas com os produtos frescos do mar e os sabores da costa algarvia, apoiados pela dieta mediterrânica que tão bem define esta zona.

Entre restaurantes focados na grelha, petisqueiras e outro tipo de casas, há moradas para todos os gostos e carteiras. À do Peixe, Ai Mãe, Cais do Gilão, Casa do Polvo Tasquinha, Coisa Linda, Eco Hotel Vila Galé Albacora, Filomena’s, Franganário, Gilão Restaurante, Guarda Rios – Hamburgueria e Tapas, O Xalavar, Petisqueira Belmar, Ponto de Encontro, Queen’s, R&M by Telma, Rooftop Nomad, Tasca do Rato, The Old Barrel, Restaurante Vale d’El Rei e Zeca da Bica são as moradas que participam no festival gastronómico do sotavento algarvio, com o apoio da autarquia.

Nas entradas, há propostas como ostras ao natural com vinagrete de pimentos, biqueirão avinagrado, panadinhos de polvo, ceviche de bacalhau fresco, muxama com azeite de pimentão e amêndoa e croquetes de polvo. Já nos pratos principais, aposta-se em criações como polvo assado com amêndoas do Algarve e batata-doce, bife de atum braseado, filete de robalo com arroz de carabineiro, choco grelhado, lulinhas fritas ao alhinho, arroz de polvo e filete de garoupa braseado com legumes e esmagada de batata com açafrão, entre outros. Os produtos endógenos continuam a ser os protagonistas no campo das sobremesas, como mostram a torta de alfarroba, a mousse de caramelo e laranja do Algarve e o Dom Rodrigo acompanhado de gelado de caramelo salgado, exemplos dos doces presentes neste festival. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

O cartaz da edição deste ano.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend