Estes restaurantes do Porto entregam francesinhas em casa (e uma é nova)

As francesinhas do norte vão estar à prova em Setúbal. (Fotografia de Pedro Correia/GI)
Entre os restaurantes que entregam francesinhas ao domicílio, no Porto, estão aquele onde o falecido chef e apresentador Anthony Bourdain provou a famosa sanduiche do Porto, em trabalho para a CNN; e um novo takeaway empenhado em recuperar a receita original, com carne assada em pão bijou.

O Afonso, Porto

A francesinha tradicional d’O Afonso, com bife, mortadela, linguiça, salsicha e fiambre, além de queijo e molho, tem sempre a mão do fundador, Miguel Afonso (na fotografia), que aprendeu a receita com o pai, no antigo Café Luso. Está disponível para takeaway e entrega, através da UberEats e Takeaway.com. A casa, que tem um pequeno museu de homenagem a Ayrton Senna, ficou internacionalmente conhecida graças à visita do falecido chef Anthony Bourdain, em 2017.

Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens


Cervejaria Brasão, Porto

A francesinha da Cervejaria Brasão leva presunto, paio de lombo, bife grelhado e o molho da D. Fátima, mãe do responsável pela casa, Sérgio Cambas, e guardiã única da receita. Pode ser levantada na Brasão Coliseu ou entregue no centro do Porto e no Grande Porto (de Perafita até Miramar e da Foz até à Maia), e segue com um pequeno manual de instruções, para uma experiência mais próxima do que seria comê-la no restaurante, acabada de sair do forno.


Têsto – Comeres Caseiros, Porto

Um projeto de cozinha tradicional portuguesa acabado de nascer, no Porto, tinha de ter francesinha na ementa; mas Sérgio Cambas – também à frente da Cervejaria Brasão – quis ir às origens. A francesinha do Têsto – Comeres Caseiros procura recuperar a original, em pão bijou. Leva fiambre da perna, mortadela com pimenta negra, lombo de porco assado, queijo, salsicha e linguiça fresca do Leandro.

Fotografia: DR


Café Rio de Janeiro, Porto

Se tanta gente procura a francesinha do Café Rio de Janeiro, isso deve-se ao molho, diz o gerente, Jorge Manuel Cardoso, que foi ajustando a receita mediante trocas de impressões com os clientes. Além da francesinha clássica, há uma versão vegetariana. Uma e outra podem ser levantadas no estabelecimento ou entregues em casa, no Grande Porto.

Fotografia: Pedro Granadeiro/GI


Cerveja especial

A primeira cerveja feita em Portugal especificamente para acompanhar a francesinha foi desenvolvida pela Sovina, em 2014, para a Cervejaria Brasão. Preço: 3,40 euros/0,25 cl.

Fotografia: Pedro Granadeiro/GI

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend