De hobby a profissão: a história dos chocolates da Pedaços de Cacau

Pedaços de Cacau. (Fotografia de Artur Machado/GI)
Raquel Lima era ainda engenheira florestal quando decidiu produzir bombons em casa. O passatempo tornou-se coisa séria e daí nasceu a Pedaços de Cacau, em Vilar do Paraíso.

Apesar de não ter “muito jeito para a cozinha”, Raquel Lima começou a fazer chocolates para os amigos no Natal. “Estava satisfeita com o trabalho como engenheira, era mesmo o que queria fazer”, diz. Mas as primeiras experiências com chocolate despertaram-lhe um novo gosto: “Era um chocolate muito simples. Fiz ganache de maracujá, recheio de morango, fui buscar os sabores que gostava mais. também fiz as caixas, ofereci aos familiares e fiquei com alguns em casa. Esses, ao fim de um mês começaram a ficar esbranquiçados”. Decidiu aprender mais e fez uma formação no Porto. “A partir do momento que entrei, o meu mundo mudou completamente.”

Após dois anos de experiências, em 2014, registou a marca e abriu uma loja online. O projeto cresceu e, em 2016, Raquel começou a dedicar-se a ele a tempo inteiro. Depois, abriu a unidade de produção com loja, em Vilar do Paraíso, e especializou-se em trabalhar o chocolate negro (feito com cacau na África Ocidental), o seu favorito. Todo o chocolate tem 54, 60 ou 72% de cacau. Começaram também a receber prémios, nacionais e internacionais.

A loja da Pedaços de Cacau, em Vilar do Paraíso. (Fotografias de Artur Machado/GI)

Dos bombons às drageias e tabletes, a produção é toda feita de forma artesanal.

A variedade de sabores é grande, nos bombons, drageias e tabletes. Há recheio de laranja, limão, café ou avelã, mel e sal, entre outros. Quem gostar de chocolate quente pode comprar uma chocospoon: é só misturar com qualquer tipo de leite ou água quente. Para evitar desperdícios, pois a sustentabilidade sempre foi uma preocupação de Raquel, criou-se o bolo exótico. Disponível uma vez por mês, é produzido com sobras de chocolate da restante produção. “É um bolo surpresa porque tem sabores diferentes a cada fatia.” Na loja online é possível fazer uma subscrição que dá direito a uma caixa de chocolates (500 gramas) mensal.

A marca de chocolates existe há quase uma década.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Junqueira de Baixo, 28 (Vilar do Paraíso)
Telefone
227312031
Horário
Das 9h30 às 18h30. Encerra ao sábado e domingo.
Custo
() Preços: caixas a partir de 5,30 euros; tabletes a partir de 5,20 euros. Subscrições mensais a partir de 31 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend