Sushi Design: juntar irreverência e segurança

O cenário nacional restaurativo não tem falta de oferta nas chamadas cozinhas orientais, mas precisa muito de emblemas e pontos focais que nos permitam orientar. O sushi master do restaurante Sushi Design Nuande Pekel, em Cascais, veio pelo surf mas cedo cedeu aos encantos do peixe e do mar português. Ainda bem para nós.

Foi notícia no Brasil há mais de dez anos quando tomou a decisão de vir para Portugal. Era surfista profissional premiado e reconhecido por terras de Vera Cruz quando o apelo das ondas e alma portuguesas foram mais fortes. A toada descontraída e bem-disposta é a de sempre e os dias em que se faz ao mar com a sua prancha são fundamentais para o seu equilíbrio interior. Mas é como mestre de sushi que o seu lado zen se afirma, trabalhando sempre com os olhos no mar e coração nas marés.

Se houvesse um prémio de simpatia entre os cozinheiros a laborar no país era indiscutivelmente seu, mas abraça a sua profissão com a seriedade e rigor que o cargo exige, com os bons resultados que fomos encontrar no promontório de excelência que é o Farol Hotel. O chef Pekel criou um menu extenso e diversificado, onde encontramos as propostas patrimoniais da cozinha japonesa a que nos habituámos, juntamente com as suas irreverências bem medidas.

O atum com abacate (15 euros) brilha nas entradas, capítulo onde é imperdível o ceviche japonês com polvo (12 euros) e onde não resisto a elencar os ingredientes: salmão, atum, peixe branco e polvo marinado em leite de tigre, assessoria de gomos de laranja, pimentos e molho de sriracha. É tudo assim nesta casa abençoada pela rocha e espuma do mar, entre o ortodoxo e o absolutamente moderno.

Os nigiri são variados, delícias o de salmão (5 euros) e de atum (6,50 euros), imperdível o de peixe branco braseado em molho kimuchi (5 euros). O sashimi tanto pode ser o canónico atum (27 euros) como o maravilhoso sake afrodisíaco (24,50 euros), salmão braseado, gengibre, sésamo e molho ponzu. Na secção dos especiais, a divertida solução dragon roll (15 euros), rolos de salmão, camarão panado, manga, abacate, ikura katsuobushi, queijo-creme, sésamo e molho taré. E há um especial braseado (17,50 euros) que fica na memória.

Quem gosta de explorar livremente sem se prender vai gostar dos combinados. Sushi e Sashimi 21 peças (27 euros). Os mais destemidos vão optar pelo menu de degustação, 35 euros por pessoa. Vale a pena. No final fica sempre a impressão de que o mestre surfista é afinal timoneiro seguro e sábio. Claro que voltamos.

Classificação
O espaço: 5
O serviço: 4
A comida: 4,5

A refeição ideal
Dragon roll (7 euros)
Gyosas 4 peças (5 euros)
Ceviche japonês com polvo (12 euros)
Combinado sushi e sashimi a gosto 21 peças (35 euros)

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Farol Design Hotel, Avenida Rei Humberto II de Itália, 7, Cascais
Telefone
214823490
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 22h30.
Custo
(€€) 35 euros


GPS
Latitude : 38.69034
Longitude : -9.422225000000026