Comida saborosa e ligeira na Casa da Tété, em Gaia

Ensopado de peixe, na Casa da Tété. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
Neste novo espaço em Santa Marinha, não entram refrigerantes e há comida equilibrada, saborosa e caseira, em três pratos diferentes todos os dias.

Comida caseira e nutritiva para todos os dias sai da cozinha da Casa da Tété, um espaço que Tânia Manso, antiga auditora e consultora financeira, de 30 anos, abriu há meio ano. Desde a faculdade que alimentava a ideia de ter um negócio seu, e quando reparou nas escassas “opções saudáveis” para almoçar em zonas empresariais, sentiu que havia uma oportunidade. Despediu-se e mergulhou, durante um ano, em livros e vídeos de culinária. O restaurante fica a dois passos da rotunda Engenheiro Edgar Cardoso, com o centro empresarial Candal Park e várias empresas por perto.

Tânia Manso deixou a profissão de auditora e consultora financeira para abraçar este novo projeto. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

No restaurante de tons claros e decoração frugal há diariamente um prato de peixe, outro de carne e outro vegetariano, confecionados com pouca gordura e pouco sal – e um deles baixo em hidratos de carbono. Com esta carta, Tânia quer demonstrar que “a comida saudável não tem de ser insípida”, apresentando a prová-lo o reconfortante ensopado de peixe com legumes e croutons, o hambúrguer de feijão ou o strogonoff de peru com arroz integral.

O mesmo acontece com as sobremesas que, sem levarem farinha de trigo ou açúcar refinados (mas sim farinha de amêndoa, arroz ou coco, e mel, geleia de agave ou xilitol) têm sabor e textura. Cada garfada da tarte de chocolate com caramelo salgado é uma perdição, mas há também uma tarte de limão, e outra de abóbora e amêndoa e um brownie.

A tarte de chocolate e caramelo salgado, feito à base de tâmaras, é ideal para os mais gulosos.

Tão pouco há açúcar nas águas aromatizadas, infusões e sumos de frutas – e refrigerantes ali não entra. Mas entra vinho, para quem o apreciar. Ao lanche servem-se papas de aveia, tostas, pudim de chia, bowl de iogurte ou de açaí e ao sábado há brunch, das 11h às 15h.

Casa da Tété
Rua Professora Rita Lopes Ribeiro
Tel.: 914064630. Web: facebook.com/acasadatete
Das 12h30 às 20h; sábado das 11h às 15h. Encerra ao domingo. Preço: 8,50 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend