Comida de rua asiática e autêntica no Cais do Sodré

Comida de rua asiática e autêntica no Cais do Sodré
A comida de rua asiática a preços acessíveis mantém-se a espinha dorsal do Soi, no Cais do Sodré, que agora aposta numa carta mais «focada» e «autêntica». Os sabores da Tailândia, Vietname, Malásia ou China reúnem-se aqui, pelas mãos de Maurício Vale.

O colorido papel de parede e as luzes neón mostram que a decoração se mantém, mas os cheiros que se espalham pela sala do Soi, que chegou ao Cais do Sodré há ano e meio, são novos. A comida de rua asiática continua a ser a espinha dorsal da nova carta de Maurício Vale, mas agora apresenta-se «mais focada», explica o chef.

«Mudámos 60% da carta para a tornar ainda mais autêntica e fiél ao que se come em qualquer grande rua das capitais asiáticas», acrescenta o responsável. A paixão pela gastronomia oriental vem de longe, em específico pelas propostas de street food. «É perfeita. Rápida de fazer, de baixo custo e rica em sabor», conta o chef, que já estudou e estagiou em alguns territórios asiáticos como Tailândia e Vietname.

No Soi, onde tudo é feito de raiz – desde pastas a caldos -, há novas propostas a vapor, na grelha, fritas, para além dos caldos e dos caris. É neste último campo que chega uma das novidades, o Jungle Curry. Trata-se de um saboroso caril vegano, muito comum nas montanhas tailandesas, que inclui cogumelos shiitake, milho baby, framboesa desidratada e leite de coco.

Tanto neste como nos restantes pratos, o jogo de equilíbrios está sempre, entre o crocante e o suave, ou entre a frescura e o picante. Como provam, também, os guoi chan, uns rolinhos vietnamitas de massa de arroz recheados com salmão curado, pó de hortelã e coentros desidratados. Acompanha com maionese de chilli fumado.

Já o Porco Pok Pok «leva-nos até à China autêntica». A pele vem estaladiça, quando a barriga sai do forno, e leva por cima um creme de goiabada e lima. O porco também serve de base para um dos baos, mas o novo é de atum grelhado com maionese de chilli. Nos caldos, o ramen deixou a carta, mas o tom yum continua. Nova também é a laksa, uma sopa típica da Malásia com noodles frescos, camarão e mexilhão, e com um caldo feito à base de curcuma.

A viagem até à Ásia não fica completa sem um cocktail, clássicos ou de autor, com e sem álcool. Uma dica? O tradicional e refrescante Mai Thai, com rum branco e negro, xarope de amêndoa, licor de laranja e sumo de lima. À tarde, há boas notícias: entre as 16h00 e as 19h00, pode beber dois cocktails pelo preço de um.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Moeda, 1C, Cais do Sodré, Lisboa
Telefone
912895391
Horário
Das 12h00 às 23h00. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio: 25 euros.


GPS
Latitude : 38.7076822
Longitude : -9.147253200000023

 

Leia também:

5 sopas asiáticas a não perder em Lisboa
Soão: Ano do Porco traz novidades à taberna asiática
Tudo sobre o food court asiático do Martim Moniz




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend