Uma casa com churros variados e farturas todo o ano

Esta casa inspira-se no estilo espanhol e prepara churros simples e recheados com vários sabores, faz farturas ao fim de semana, tem waffles, crepes com fruta e chocolate quente.

Abraão Modesto foi apresentador de circo, é motorista de autocarro de um centro infantil e tem uma rulote de farturas e pipocas com a mulher Manuela Pinho, auxiliar de ação educativa. Juntos andam pelas festas e arraiais da região. A rulote continua a circular pelas estradas, mas este verão o casal decidiu abrir uma churraria numa zona movimentada de Santa Maria da Feira para vender o que cozinham na viatura e outros doces com outro «empratamento». Não há nada do género nas redondezas.

Abraão e Manuela perderam a conta às vezes que lhe perguntam qual a próxima festa onde podem comer as suas farturas. Não há segredo na receita, mas o sabor deu-lhes fama. E as farturas saem agora à sexta-feira à noite, sábado e domingo todo o dia e vendem-se à unidade, é meia dúzia ou à dúzia. Os churros, tal como as farturas e demais produtos são feitos atrás do balcão, à vista do freguês, e chegam à mesa em pratos com sabores em pequenas taças para molhar ou já recheados no interior. Simples ou com molho. Chocolate e avelã, chocolate branco, negro e branco crocante, ovo, morango, doce de leite, são os acompanhamentos possíveis. Para beber, granizados ou chocolate quente.

O conceito espanhol da churraria serviu de inspiração a este negócio de família, acompanhado de perto pela filha Vera e pelo genro Carlos Jorge. E a carta não tem apenas churros e farturas. O casal Modesto percebe da arte das massas e na sua nova casa fazem também crepes com fruta da época e waffles, com ou sem bola de gelado.

«Há 25 anos que faço farturas e churros, acho que este projeto tem pernas para andar», diz Abraão. No fundo, é um sonho tornado realidade. «É uma coisa que sempre quis, uma sala acolhedora em que as pessoas saboreassem o que fazemos», acrescenta Manuela. A churraria é um complemento da rulote, num outro estilo e sem rodas. De qualquer forma, a rulote continuará a estacionar nos arraiais mais próximos.

 

Churraria Modesto
Morada: Rua Comendador Sá Couto, 93, Santa Maria da Feira
Tel.: 964605174
Horário: Das 12h00 às 00h00; sexta e sábado, até às 01h00. Encerra à segunda.
Preço: farturas, 0,80/8 euros (unidade/dúzia); churros, 2,50/6 euros (simples, meia dúzia/3 sabores, dúzia); crepes e waffles, 2 euros (un.)



CONTEÚDO PATROCINADO