Chefs em casa: Luís Portugal e a indispensável companhia do bacalhau

Chef Luís Portugal. (Fotografia de Rui Manuel Ferreira / Global Imagens)
O chef Luís Portugal admite já ter criado dezenas de receitas de bacalhau, “proteína com presença constante nos menus” do seu restaurante Tasca do Zé Tuga, em Bragança.

Escolheu este elemento indispensável da cozinha portuguesa pela sua conservação duradoura e por estar muito presente nas casas transmontanas. “Comia-se e come-se cru nas famosas punhetas de bacalhau. Era pendurado nas adegas das nossas aldeias, para se tirar lascas que acompanhavam um copo direto da pipa”, conta o chef. Aqui, apresenta três receitas: tortilha de bacalhau, caldo de bacalhau e gravanços – grão-de-bico, naquela zona do país – com o dito.

RECEITAS

TORTILHA DE BACALHAU

Ingredientes:
250g de bacalhau desfiado ; 0,5kg de batatas; 1 pimento vermelho; 1 cebola grande ; 2 dentes de alho; 5 ovos; 1 folha de louro; 1 ramo de coentros ;
qb de azeite, vinho branco, flor de sal e pimenta preta

Preparação:
Cortar as batatas em cubos pequenos e cozer em água com alho esmagado com casca e uma folha de louro. Quando levantar fervura deixar ferver 4 a 5 minutos. Escoar e arrefecer com água fria. Reservar. Numa frigideira, colocar o pimento vermelho aos cubos pequenos, a cebola às rodelas, um pouco de azeite e deixar abrir durante aproximadamente 3 minutos, em lume médio. Acrescentar o bacalhau, misturar todos os ingredientes e refrescar com um pouco de vinho branco. Colocar o preparado num tacho fora do lume, misturar as batatas e os ovos previamente batidos, temperar com flor de sal, pimenta e coentros grosseiramente picados. Envolver bem, mexendo sempre com uma colher todos os ingredientes. Numa frigideira em lume brando, colocar todo o preparado. Em seguida, com uma espátula, descolar lentamente a massa. Quando esta estiver ligada, com a ajuda de um prato virar e repetir a operação. Deve-se virar a tortilha umas quatro vezes, pode-se virar mais, mas quanto menos vezes, mais cremosa e fofa vai ficar. Quando estiver rosada pelos dois lados, está pronta. Este processo demora aproximadamente 10 minutos em lume brando.

GRAVANÇOS COM BACALHAU

Ingredientes:
250g de gravanços cozidos; 250g de bacalhau desfiado grosseiramente; 1 pimento vermelho; 1 cebola; 2 dentes de alho; 1 cálice de vinho branco ; 150ml de azeite; 1 folha de louro; qb de flor de sal, colorau e pimenta preta

Preparação:
Numa frigideira, colocar o pimento vermelho e a cebola e deixar alourar. De seguida, colocar o azeite, deixar cozinhar durante 4 minutos. Acrescentar o alho, a folha de louro e o bacalhau, envolvendo tudo juntamente com vinho branco. Temperar o preparado com pimenta preta e retificar o sal. Deixar cozinhar durante 5 minutos em lume médio. Depois, acrescentar os gravanços e o colorau e deixar cozinhar 5 minutos em lume brando. Por fim, regar tudo com um bocadinho de azeite cru, acrescentar os coentros picados grosseiramente e envolver tudo.

CALDO DE BACALHAU

Ingredientes:
2 postas de bacalhau demolhadas; 2 cebolas grandes; 1 alho-francês com rama; 2 curgetes; 2 dentes de alho: ½ couve flor; pimenta preta q.b; flor de sal q.b; Vinho branco q.b.

Preparação:
Num tacho, pôr água até cobrir as postas de bacalhau. Quando a água levantar fervura, colocar as postas e deixar cozinhar durante aproximadamente quatro minutos. De seguida, retirar o bacalhau, reservando-o tal como a água em que cozeu. Limpar as postas de peles e espinhas e desfiar. Colocar as peles e as espinhas retiradas previamente do bacalhau na água da cozedura. Ao caldo, acrescentar uma cebola, um dente de alho e a rama do alho francês. Pôr este preparado em lume brando durante aproximadamente 20 minutos. Num tacho alto, colocar as cebolas partidas em cubos finos, a couve flor e a curgete partida em cubos. Refogar os legumes e quando começarem a alourar colocar o alho, regar com um pouco de azeite e com um copo de vinho branco. Deixar o preparado refogar durante 5 minutos. Aos poucos, colocar a água previamente reservada escoando-a. Deixar cozinhar durante 10 minutos em lume brando sem ferver. Com a varinha mágica, envolver todo o preparado até que fique cremoso. Acrescentar o bacalhau e deixar cozinhar em lume baixo durante 5 minutos. De seguida, temperar com pimenta, flor de sal e azeite cru. Uma dica: nesta receita, ficam muito bem um bocadinho de coentros e amêndoa assada.

DO RESTAURANTE PARA AS REDES

Dia 1 de abril, a Tasca do Zé Tuga celebrou cinco anos de vida. O ex-concorrente do Masterchef Portugal iniciou este projeto quando saiu do concurso, com toda a certeza do que queria fazer: uma casa dedicada à cozinha transmontana mas onde a criatividade tem um lugar essencial. O espaço está temporariamente fechado, mas o chef continua a cozinhar todos os dias. Quem quiser acompanhar as suas receitas só tem de o seguir no Facebook, aqui: LuisPortugalMasterChef e aqui: tascadozetuga.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend