Casar vinhos e comida num antigo armazém de comboios na Régua

Aneto & Table Wine Bar (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
O Aneto & Table Wine Bar é uma espécie de embaixada dos vinhos Aneto na Régua. A eles junta-se boa comida, criada para harmonizar com cada uma das referências da marca.

Rumando ao Douro prevê-se o encontro de felizes casamentos entre vinho e boa comida. Um deles é o Aneto & Table Wine Bar, instalado há três anos no antigo armazém ferroviário da Régua, ao lado da estação de comboios, com um ambiente que preserva a construção original, com grandes vigas de madeira atravessadas no teto, mas de traço elegante. Tem um agradável mezanino e está decorado com peças relacionadas com o vinho, como os candeeiros em forma de garrafa.

De início, o espaço foi projetado como ponto de venda dos vinhos Aneto, uma produção que a família Montenegro começou no início do século. “Temos a adega do outro lado do rio, em direção a Resende, que não é um local de passagem. Daí que foi muito importante abrir este espaço aqui no centro da região”, explica Francisco Montenegro, enólogo e um dos responsáveis pelo projeto de família.

 

Depressa o projeto passou de um simples ponto de venda para um restaurante vínico – galardoado nos prémios internacionais «Best of Wine Tourism 2019» -, onde além de provar e comprar os vinhos, se pode estar sentado à mesa a conviver em redor do copo e do prato. “Tenho uma cunhada, a Vitória, que tem um toque divinal para a cozinha. É ela que está encarregue do restaurante. E não há nada melhor do que ter boa comida para acompanhar os vinhos. É uma fórmula de sucesso, aqui ou em qualquer lado do mundo”, realça Francisco.

Ali, cada prato é pensado para harmonizar com um dos rótulos da marca, utilizando produtos regionais na sua confeção, como o fumeiro e os queijos, mas em sugestões leves e frescas, que fazem sobressair o vinho. É o caso da tosta de bacalhau fumado com tomate cherry, regada com azeite produzido na quinta e ervas para dar frescura.

 

«Trabalhamos de forma a que quem visitar a adega passe também pelo restaurante e vice-versa», diz Francisco. A adega fica na freguesia de Penajóia, a 12 quilómetros da Régua, na Quinta do Extremadouro, plantada à face da estrada nacional 222, e de portões abertos para quem quiser conhecer a produção dos vinhos de mesa, os colheitas tardias e o espumante da casa.

Brunch ao fim de semana
Ao sábado e ao domingo, das 10h às 12h, é servido brunch à carta, com uma seleção de sumos naturais, tostas, panquecas de quark, crepes, fruta, saladas e ovos à escolha.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend