Porto: restaurante Astória renova carta, espaço e ambiente

Arroz Malandro de Peixes e Lavagante (Fotografia de Pedro Granadeiro/Global Imagens)
É um novo Astória que reabre no Hotel Intercontinental das Cardosas. Novo em quase tudo: carta, espaço e ambiente. Mais aconchegante do que antes, o restaurante foca-se agora no produto.

O Astória abandonou a sala onde funcionava e foi instalar-se num espaço nas traseiras do Hotel Intercontinental Palácio das Cardosas, que antes funcionava como sala de eventos. A decoração mais orgânica e aconchegante, paredes e mobiliário em tons castanhos e azuis, contrasta com o ambiente mais frio, ainda que elegante, da sala anterior virada para os Aliados.

Agora, a elegância é outra, a vista para a cidade movimentada perdeu-se, ganhou-se o sossego da Praça das Cardosas. E ganhou-se também um ambiente mais acolhedor para se degustar as novas propostas do chef Paulo Leite, que continua à frente de cozinha. Os grelhados no carvão são a grande novidade da casa.

Atum Grelhado com burrata, anchova e gaspacho de melancia. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Agora, “é muito mais o produto que se destaca e não tanto a criação”, conta o chef. Esta aposta estava já a ser preparada antes do encerramento. Aproveitou-se, então, estes meses para consolidar a transição e preparar o próximo passo. Mas quem tem saudades das criações singulares do chef continua a ter à disposição uma série de entradas e também de sobremesas, onde, diz o chef, “se pode brincar um pouquinho”.

E é mesmo aqui que Paulo Leite se reflete como cozinheiro. A sua origem aveirense aparece no seu gosto pelos produtos do mar. Há, assim ostras de Aveiro, servidas aqui com limão e tabasco. O bacalhau está num petisco que liga Portugal e País Basco – as kokotxas (caras de bacalhau) com ervilhas e azeite transmontano.

Cavala fumada com pepino e vinagrete de algas e um apetitoso atum grelhado com burrata, anchova e gaspacho de melancia são algumas das propostas.

Tomahawk de carne barrosã. (Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Nos pratos principais, o chef brinda os amantes do mar com arroz malandro de peixes e lavagante. Nas carnes grelhadas, o boi nacional de raça barrosã, servido grelhado em corte tomahawk ou rubia galega em ribeye destacam-se. Diversidade e conforto para apreciar com tempo.

 

Astória
Praça da Liberdade, 25 (Baixa)
Tel.: 220035639
Das 19h30 às 22h30. Sexta e sábado até às 23h. Não encerra.
Preço médio: 40 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend