Brunch e cake design numa casa D’Alma Artesanal, na Maia

D’Alma Artesanal (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Abriu em agosto de 2021 com dez funcionários. Agora são 22 os trabalhadores de uma casa que reúne pastelaria, cake design, catering, padaria, produção de gelados, brunch, pizaria, restaurante, takeaway e café orgânico.

Quando Lucy Reis, responsável pelo D’Alma Artesanal, almoçava fora com a família, sentia falta de um sítio que agradasse a todos. Como solucionou o problema? Concebendo um espaço onde os mais velhos e os mais novos podem deliciar-se com várias opções. “Gosto muito do conceito de família, por isso a ementa e espaço estão feitos para que toda a gente goste.”

De facto, família e tradição marcam a sua jornada, não sendo a primeira vez que viaja pelo mundo da restauração. Começou com uma tetravó, a avó seguiu as passadas e os pais têm uma confeitaria há 37 anos, onde Lucy “até nos intervalos maiores, saía da escola para ir atender”.

D’Alma Artesanal (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

D’Alma Artesanal (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

 

Esteve quase para se licenciar em arquitetura, mas deixou o gosto pela área para hobby, algo que dá para notar quando se entra na loja, revestida a cores neutras e elegantes e quadros de Marilyn Monroe, que tornam o D’Alma num sítio acolhedor. Tudo é escolhido criteriosamente por Lucy.

Nas suas palavras, o local foi “feito a pensar naquilo que a Maia não tinha e merecia”. Diz ser a única na região a fazer pão de massa mãe. A pastelaria dá uma nova cara aos doces mais tradicionais, como o mil folhas de frutos vermelhos e os éclairs com cobertura do mesmo sabor.

D’Alma Artesanal (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

 

Com brunch e produtos orgânicos, o D’Alma recebe uma geração mais nova, em saídas de amigos e chá de bebé. Da ementa do brunch, fazem parte panquecas nomeadas a partir de músicas, como a “Strawberry fields forever”, que leva morangos, frutos vermelhos, compota e natas frescas.

Do cake design é Lucy Reis quem trata, algo que faz desde os 15 anos, época em que ajudava no negócio dos pais. O piso de cima está entregue à produção de gelados e o D’Alma Artesanal funciona ainda como pizaria, restaurante e takeaway.

 

Lucy diz ter “muito trabalho”, mas está lá num domingo e não sente que está “a trabalhar”. Os clientes “estão felizes e gosto de onde estou, sinto-me em casa”, refere. Nesses domingos, o D’Alma prova mais uma vez ser um lugar familiar, acolhendo o almoço de Lucy com a família.

D’Alma Artesanal
Rua Santa Casa da Misericórdia, 76, Maia
Tel.: 22 010 3000
Das 7h às 21h30 de segunda a quinta; até às 22h30 à sexta; das 7h30 às 22h30 ao sábado e até às 21h ao domingo




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend