Alentejo: este jantar a quatro mãos vai ser numa horta efémera

Filipe Ramalho será o chef anfitrião deste jantar inspirado na horta. (Fotografia: DR)
O restaurante Basilii, do Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, vai receber um jantar a quatro mãos feito pelos chefs Filipe Ramalho e Rafa Costa e Silva (do Rio de Janeiro), no dia 21 de março.

Este restaurante encerrou definitivamente e é agora o restaurante Palma.

Este jantar vai brotar da horta para a mesa, quase literalmente, uma vez que as verduras que cobrirão o chão e o teto do restaurante Basilii serão uma instalação efémera. Permanente é a horta do hotel onde o chef Filipe Ramalho se abastece, e que inspirou também o chef brasileiro Rafa Costa e Silva a criar este menu a quatro mãos. O jantar está marcado para o dia 21 de março.

A convite do chef Filipe Ramalho, Rafa Costa e Silva – chef executivo do restaurante Lasai, no Rio de Janeiro – vai cozinhar com frutas e legumes do Alentejo (do produtor de Sousel BioAlentejanices) e, até mesmo, do Brasil. O tema é “Uma Noite na Horta” e permitirá dar a conhecer os produtos de ambos os territórios, num formato de jantar em mesa corrida, no centro da sala do Basilii.

A sala de refeições do Basilii. (Fotografia: DR)

O menu inclui cozido de legumes, paiola envelhecida e lúcio-perca, verduras e demi glace de cebola amarela, por inspiração do Alentejo. Dando um toque exótico ao jantar, o chef brasileiro preparará palmito, coco fresco, brócolos e melado; mão de vaca maturada, baroa e quiabo; e ainda açaí, capuchinhas e maçã bravo esmolfe. A refeição custa 150 euros por pessoa, com bebidas incluídas.

A ideia de fazer este evento inédito no Torre de Palma Wine Hotel surgiu em setembro do ano passado, quando o chef Filipe Ramalho viajou para o Brasil para participar no evento Rio Gastronomia, e lá conheceu Rafa Costa e Silva. “Houve uma empatia instantânea e uma vontade de partilhar a gastronomia e cultura dos nossos países”, diz, citado em comunicado. Daí, surgiu o convite para este jantar a quatro mãos.

Quem quiser aproveitar a oportunidade para ficar a conhecer o hotel vínico nos arredores de Monforte pode fazê-lo em programas de uma noite em quarto duplo (a partir de 505 euros) ou de duas noites (a partir de 650 euros para duas pessoas). O hotel abriu em 2014, com 19 quartos e suítes, e conta histórias que remontam ao século XIV, quando a propriedade pertenceu a D. Pedro, filho bastardo de D. Dinis.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend