Atenção aos detalhes é o segredo do Monte dos Leitões, em Guimarães

A casa serve leitão no prato e em sandes. (Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens)
O empresário Manuel Matos, em 2006, geria sete empresas, a maioria delas ligadas ao setor automóvel, mas nenhuma lhe preenchia a paixão pela cozinha. Numa análise à oferta gastronómica da cidade-berço, concluiu que faltava um bom restaurante de leitão e avançou.

A nossa relação com a restauração era apenas por ajudarmos uma irmã minha que tinha um restaurante”, lembra Manuel Matos. E foi essa a razão para ir contratar quatro profissionais com vários anos de experiência no setor à Mealhada. “O pai de um deles era construtor de fornos e esteve aqui várias semanas para construir os nossos”, recorda.

O resultado dessa boa coincidência foram os seis fornos do Monte dos Leitões, com capacidade para quatro animais cada. “Sempre alimentados com lenha de eucalipto”, destaca o empresário, para quem a lenha é um dos segredos para um bom resultado. O mesmo se aplica à carne – “Só usamos leitão bísaro”, acrescenta. A atenção aos detalhes estende-se ao pão, denso e fofo, que é servido na mesa e também serve para fazer as sandes. “A massa vem de Leiria e é cozido aqui”, explica.

Os animais são assados em fornos a lenha.
(Miguel Pereira/GI)

O sucesso foi imediato e, poucos meses depois de abrir, não era invulgar ter as duas salas preenchidas, num total de 400 lugares. O Monte dos Leitões também trabalha em takeway e, em alturas como o Natal, Ano Novo e a Páscoa, a fila à porta prolonga-se por centenas de metros. Nesses dias, já chegaram a assar mais de 300 leitões.

A refeição começa com rissóis, paté e folhado de leitão. A dose para duas pessoas (28 euros) é generosa e inclui as tradicionais batatas fritas (descascadas e cortadas na cozinha). Para quem não gosta de leitão e vai só acompanhar, a chef Conceição Santos prepara outros pratos populares, que vão das papas de sarrabulho e do polvo à lagareiro ao vulgar frango assado, “mas com um toque especial”. Saem também das mãos de Conceição o docinho formigas e os bolos caseiros de maçã com canela e de laranja, com fruta aos pedaços.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend