A Rota do Pitéu está de volta a Setúbal (com petiscos por 3,5 euros)

O choco frito é um clássico, no concelho. (Fotografia de Paulo Spranger/Global Imagens)
A terceira edição da Rota do Pitéu, em Setúbal, arranca no próximo sábado, estendendo-se até ao próximo dia 24. São quase três dezenas os estabelecimentos que participam na iniciativa, entre tascas, tabernas, petisqueiras e marisqueiras. Os petiscos, com um valor fixo de 3,5 euros, têm por base produtos tradicionais da região, embora possam apresentar novas roupagens.

Peixe e choco não hão de faltar à mesa dos 27 restaurantes aderentes a esta rota gastronómica, promovida pela Câmara Municipal, que abrange diferentes zonas, como o Bairro do Troino, a Praça de Bocage, o Bairro Santos Nicolau ou o Viso. Sardinha com vinagrete, mexilhão, atum, gambas, ovas, pataniscas e pastéis de bacalhau são algumas opções.

Entre as propostas contam-se, por exemplo, pitéu de choco (constituído por paté, patanisca e empada de choco, tostas e molho de choco), uma sugestão da Tasca do Choco, na avenida Luísa Todi; ou cavala em escabeche, a saborear na Taberna do Largo, no largo do Dr. Francisco Soveral.

Mas as propostas vão além dos sabores do mar. Basta pensar que os caracóis são o petisco eleito pelo Café Rossio, em Azeitão, e não faltam outras propostas de carne. Exemplos? O prego especial de carne de vaca, molho de mostarda e mel, queijo, fiambre e ovo estrelado em bolo do caco, disponibilizado pelo Arrábid’In! Mar, na rua José Adelino dos Santos; ou a bifana com molho de moscatel, do Moscatel de Setúbal Experience, na Praça de Bocage.

O programa completo, com a lista dos 27 restaurantes integrados na rota, os respetivos contactos e sugestões, pode ser consultado aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend