2 lugares recentes para pedir brunch no Porto

O Nicolau Porto é um dos novos espaços na cidade. (Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)
É uma fusão entre o pequeno-almoço (breakfast) e o almoço (lunch) - daí o nome "brunch", que se tem tornado cada vez mais popular no meio urbano. De tal maneira que, em muitos lugares onde o brunch entrou na carta, ele se serve a qualquer hora do dia. Esta refeição suculenta, que mistura quentes e frios, doces e salgados, ao gosto de cada um, tem conquistado o Porto (e algumas cidades à volta).

NICOLAU PORTO

Três anos depois de ter aberto em Lisboa, o Nicolau chegou ao Porto, há um par de meses. Instalou-se numa esquina luminosa e arejada, no largo de Alberto Pimentel, e, tal como na capital, o Nicolau insere-se num espaço pontuado por azuis e muita madeira, onde não falta um quadro da mascote, o cão-salsicha de ar boémio. E tudo o que está na carta poder ser pedido das 09h às 21h.

A decoração rica em madeira dá um ambiente acolhedor ao Nicolau. (Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)

Os pratos são bonitos e apetitosos, mas Miguel Passos, sócio de Bárbara Pinto e Bernardo Mesquita neste projeto, faz questão de sublinhar que se tenta ser o “mais saudável possível”. Daí a inclusão de ingredientes como beterraba, abóbora, grão-de-bico, quinoa, bulgur, bem como bolos sem açúcar, o uso de “muitas frutas e muitos legumes” e pouca carne.

Exemplo disso é o caril vegan de grão, legumes e leite de coco, e a Tosta Amélia, que junta húmus de beterraba, abacate e granola salgada. Com elementos mais gulosos, como chocolate derretido, doce de leite ou queijo mascarpone, as panquecas são quase todas servidas com uma porção generosa de fruta, e a Fit de trigo-sarraceno, não tem glúten nem lactose.

Destacam-se ainda os ovos Amélia, servidos sobre uma tosta de pão de alfarroba, muito saborosa, com tomate, espinafres, abacate, dois ovos e húmus de curcuma. A carta contempla ainda tacos, tapiocas, hambúrgueres e saladas – que acompanham muitas vezes o menu Brunch Nicolau, servido a toda hora, por 15 euros. Dele faz parte um sumo de laranja, ovos mexidos com bacon ou cogumelos e parmesão, panqueca clássica com uma cobertura à escolha, iogurte ou “overnight oats” com granola e fruta, e café.

CAMÉLIA BRUNCH GARDEN

Na Foz do Douro, junto ao Passeio Alegre, há um outro “jardim” para descobrir, com pouco mais de meio ano de portas abertas. O Camélia Brunch Garden é um lugar amoroso, de tons suaves e muitas flores, aberto pelo mesmo grupo que está à frente da histórica confeitaria Paparoca da Foz. Ao longo de todo o dia, pode-se provar as receitas do chef Zé Mendonça passam por ovos, bowls doces e salgadas, tostas ou a aposta da casa – as panquecas. de massa fofa e húmida, com coberturas doces e salgadas.

O Camélia Brunch Garden encontra-se no Passeio Alegre. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Há uma panqueca de manteiga de amendoim com banana e caramelo salgado e outra de Nutella e Oreo com morangos e banana, perfeita para fãs de chocolate. É possível escolher entre uma e outra, caso se opte pelo Brunch Camélia, que inclui também sumo do dia, ovos Benedict ou tosta de frango, café ou chá, e fica por 12,50 euros.

Pode-se ainda escolher uma das quatro opções de ovos, entre elas, os Royal; as saladas servidas em taça (com a de frango a revelar-se a mais popular); as bowls frias, as tostas e os hambúrgueres, ambos com versão vegetariana.

Há ainda sobremesas como o cheesecake de manteiga de amendoim, bolo vegan de limão, entre outros. Acompanham sumos naturais, smoothies, café de especialidade, cocktails e chás do projeto português Chá Camélia.

Leia também:

Onde encontrar brunches vegan no Grande Porto
Comida do mundo e um novo brunch para provar no Porto
Porto: 6 sítios com brunch buffet




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend