Um doce regresso à infância

Como se de um tesouro se tratasse, é com muito cuidado que nos depositam nas mãos uma singela embalagem de papel vegetal. O aroma transporta-nos de imediato aos lanches em casa da avó, refúgio de amor e alegria. É a manteiga que, à mesa, foi testemunha de mil e um momentos felizes em família.

Não há nada que nos leve tão rapidamente num regresso ao passado como um sabor ou um aroma. E alguns marcam-nos de tal forma que, décadas depois, são ainda capazes de despertar em nós a saudade que julgávamos esquecida.

Em 1920, surgia no Porto um comércio que, sem saber, se tornaria responsável de algumas das mais ternas recordações de infância dos habitantes daquela cidade. Uma leitaria que se inicia na produção de leite, manteiga, queijo e chantilly, e que se torna a primeira empresa do setor a distribuir leite pasteurizado em garrafas de vidro. Naquela altura, a distribuição de leite ainda era feita em bilhas, que as vendedoras da Invicta transportavam à cabeça.

Os anos passaram e aquela leitaria, agora quase a celebrar 100 anos, tornou-se uma marca incontornável do mercado – e garantia de momentos doces à mesa. Era ali que pais e avós da cidade do Porto compravam manteiga com sal a peso, embrulhada em papel vegetal. A manteiga que barrava as torradas e o pão quente, acabado de sair do forno, que permaneceria para sempre na memória de filhos e netos. Falamos da Leitaria da Quinta do Paço – onde, até hoje, a sua inigualável manteiga é vendida em embalagens de papel vegetal.

Outro dos clássicos da Leitaria da Quinta do Paço, tesouro inesquecível da nossa infância, é o chantilly, de receita tradicional, sem adição de corantes ou conservantes, que continua a ser vendido ao balcão, em saquinhos de papel encerado. Aliás, o chantilly da Leitaria da Quinta do Paço é, desde os anos 50 em Portugal, o protagonista do que se tornou o ex-líbris da marca: o éclair com cobertura de chocolate.

Mas são várias as razões que justificam a glória e longevidade da Leitaria da Quinta do Paço: aqui, a produção é sempre fresca e limitada ao stock existente, e a excelência é um objetivo de cada dia que passa naquela empresa.

Hoje, a Leitaria da Quinta do Paço tem lojas não só no Porto (Baixa e Mercado do Bom Sucesso), como também em Matosinhos (Matosinhos Sul e NorteShopping), em Lisboa (na Avenida João XXI), Almada, e Oeiras, levando assim pelo país os sabores que apaixonam a Invicta há já quase 100 anos. A Leitaria da Quinta do Paço prepara-se, também, para abrir uma loja em Braga.

Além do leite, queijo e da manteiga que se tornaram ícones da Leitaria da Quinta do Paço, hoje também a sua pastelaria, de fabrico próprio, ocupa um lugar muito especial no coração dos portugueses. O éclair, que é um dos seus produtos mais famosos e apreciados, já está disponível em diversos sabores: café, caramelo, frutos vermelhos, limão, maracujá ou chocolate negro.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend