Quinta da Covela: brancos de excelência no Douro Verde

A Quinta da Covela fica em Baião, no Douro. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI).
Está instalada no vale do Douro, mas não há que enganar, é Vinho Verde o que produz, com forte aposta na casta Avesso, nos brancos e rosés. Na Quinta da Covela, que chegou a pertencer ao realizador Manoel de Oliveira, há provas de vinhos e azeite, passeios pelas ruínas da antiga casa senhorial ou mergulhos na piscina sobre o rio.

Q uando Tony Smith provou pela primeira vez os vinhos da Covela, nos anos 1990, estava longe de imaginar que um dia iria, juntamente com Marcelo Lima, conduzir os destinos daquela quinta vinhateira no Baixo Douro. A propriedade, que em tempos pertenceu ao cineasta Manoel de Oliveira, integra a região vitivinícola dos Vinhos Verdes, na zona de transição com a região demarcada do Douro, no anfiteatro natural que é Baião, berço da icónica casta Avesso.

O ex-jornalista inglês e o empresário brasileiro adquiriram a quinta em 2011, depois de dois anos deixada ao abandono, e trataram de chamar a mesma equipa de enologia, liderada pelo enólogo Rui Cunha, para recomeçar a produção dos vinhos da Covela. Apostaram na casta autóctone, e certificaram a vinha em modo de produção biológica. Mantiveram algumas vinhas mais antigas, e replantaram outras (processo ainda em curso), deixando de produzir tintos – há ainda algumas garrafas à venda online -, para apostar na excelência dos brancos e rosés, vinhos elegantes, minerais e longevos.

Os pomares e hortas da Covela, também em produção biológica, espelham o respeito pelo ecossistema da quinta, situada na margem direita do Douro, ao longo de 36 hectares, dos quais 15 de vinha plantada em terraços graníticos. A visita (por marcação) permite descobrir todos os recantos da propriedade, apreciar as ruínas da casa senhorial do século XVI, passear entre as vinhas e o frondoso bosque, fazer provas de vinhos e azeite, picar uma tábua de queijos e enchidos à sombra de uma árvore e vista para o vinhedo, desfrutar de um almoço regional harmonizado com os vinhos da Covela (a partir de quatro pessoas), ou até pernoitar numa casa debruçada sobre o rio Douro.

Há 10 anos, a Covela mudou de mãos e passou a produzir apenas brancos e rosés, elegantes e minerais.

A Villa Covela, assim se chama o alojamento de linhas modernas e ambiente acolhedor, tem quatro suítes com acesso direto ao exterior, estantes recheadas de livros, uma piscina privada com vista para o rio e um pátio exterior esculpido no meio das rochas que convida a refeições ao ar livre. Existe ainda um “honesty bar” com vários vinhos da Covela, e de outras marcas do universo Lima & Smith nos Vinhos Verdes e no Douro, com a Tormes e a Tecedeiras, que também inclui vinhos do Porto.

 

Dados
Quinta da Covela

Produção anual
100 mil garrafas

Vinhos
Covela Avesso 2020
Covela Avesso Natur 2019 (sem sulfitos)
Covela Avesso Reserva 2020 (seis meses em casco)
Covela Rosé Touriga Nacional 2020
Covela Fantástico Branco 2015
Covela Fantástico Tinto 2014 (edição única)

 

Quinta da Covela
Rua de Mirão, São Tomé de Covelas, Baião. Tel.: 910502696
Visita com prova de vinhos a partir de 25 euros (com reserva prévia)
Villa Covela: T4 a partir de 600 euros por noite (mínimo de duas noites)

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend