Vinhos que casam bem com castanhas, cogumelos e trufas

(Fotografia: DR)
Três referências, do Alentejo, do Douro e da Bairrada, são as sugestões.

Ter sempre à mão
Mingorra Reserva Alentejo branco 2020 (12,5%) | H. UVA
H. UVA
Classificação Evasões: 17,5 valores

Antão Vaz, Alvarinho e Viognier. Seis meses de estágio em barricas de carvalho francês. É francamente impressionante a força das notas terrosas neste vinho acabado de chegar ao mercado, elegância a toda a prova e sobretudo muita intensidade de sabor. Entra directo para as grandes surpresas do ano e é mesmo de ter na garrafeira. Excelente com porco estufado com castanhas.

Preço: 12 euros

Especial
Casa Ferreirinha Quinta da Leda Douro tinto 2018 (14%)
Sogrape
Classificação Evasões: 19 valores

Touriga Franca (41%), Touriga Nacional (34%), Tinto Cão (13%) e Tinta Roriz (12%). Sempre que é publicada uma nova edição deste vinho mítico e estruturante, o país vitivinícola põe-se em festa. É um dos raros casos em que a Touriga Franca é rainha, e dá muito prazer a beber. Excelente para acompanhar estufados longos com morilles, ou morchelas.

Preço: 40 euros

Extravagante
Quinta dos Abibes Sublime Bairrada tinto 2015 (14,5%)
Quinta dos Abibes
Classificação Evasões: 18 valores

100% Touriga Nacional. Estágio em barricas de carvalho francês. Francisco Batel Marques continua a saga brilhante dos seus vinhos marcados com o distintivo supremo de sublime e faz bem jus ao nome. Vinho de enorme equilíbrio, cheio de futuro, taninos muito finos e muito sabor. Floral em todos os momentos da prova, irá bem com faisão com frutas.

Preço: 50 euros

Saiba aqui como escolher vinhos para comer com cogumelos, trufas e castanhas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend