Porto: cocktails perfeitos para o verão, para beber na Invicta

Porto: cocktails perfeitos para o verão, para beber na Invicta
TerraPlana (Ana Fonseca/GI
Sabores tropicais, picantes e florais nas cartas de cocktails de verão dos locais que reabriram pós-confinamento. Estas são algumas sugestões frescas para provar no Porto.

SICÁRIO TAQUERIA MEXICANA
Guerita
Neste restaurante mexicano em Matosinhos, os cocktails são pensados pelo jovem bartender César Fonseca, em parceria com o pessoal da cozinha, para acompanhar os tacos e outros petiscos bem condimentados. A maior parte deles tem como base a fruta, sublinhando os aromas frescos. E, claro, as mexicanas tequila e mezcal. Neste Guerita, entra o sumo de lima, abacaxi, a clara de ovo, para lhe dar a espuma, dois tipos de tequila – silver e reposado – triple sec e um toque de malagueta. É finalizado com três gotas de angustura e uma rodela de ananás desidratado. Às quintas-feiras, entre as 19h30 e as 21h, há happy hour: dois cocktails pelo preço de um.

SICÁRIO TAQUERIA MEXICANA. Rua Roberto Ivens, 340, Matosinhos. Tel.: 227668382. Web: facebook.com/pt.sicario. Das 19h30 às 23h; sábado, das 13h às 15h30 e das 19h às 23h, domingo, das 13h às 18h.. Preço: 6,5 euros

Guerita (Pedro Granadeiro/GI)

 

TERRAPLANA
Zamboor
Zamboor é a vespa-do-figo. E é da relação simbiótica entre este inseto e a figueira que surgem os figos. Ao comê-los, estamos também a comer este inseto já desfeito e transformado em apenas proteína. Foi nesta curiosidade da natureza que Rod se inspirou para criar este cocktail bonito e complexo. Dois tipos de whiskey – Bulleit 95 Rye e o Bulleit Bourbon -, são envolvidos numa infusão de conserva de figo e xarope de alecrim. A isto se vai juntar o fumo de oliveira com uma pitada de e alcaçuz, equilibrando com um toque de Jerry Thomas Own Bitters.

Zamboor. (Ana Fonseca/GI)

Narco

“Este não é um cocktail para toda a gente”, admite Rod Ibison, que levou algum tempo da quarentena a criar esta bebida que tem como particularidade uma infusão de bacon. O bartender e um dos proprietários do Terraplana queria algo que remetesse para os sabores mexicanos, com um toque de gordura e fumado. Há, assim, tequila e mezcal. Foi neste que fez a infusão com o bacon, depois de ter tentado o chouriço português, “que não funcionou”. Junta-se o licor D.O.M. Benedictine, o licor de chili Ancho Reyes e sumo de uma laranja. O fumado fica para sabor de fim de boca, rematando com conforto todos os aromas.

Terraplana. Av. Rodrigues de Freitas, 287, PortoTel.: 917015040. Web: facebook.com/terraplanacafe. Das 18h às 23h. Não encerra. Preços: Narco – 10 euros; Zamboor – 10 euros

 

GOLDEN OLDIE
Audácia
Vintage é também este Audácia. A ideia nasceu numa viagem a Paris, quando provaram um chá chamado Palais Royal. “Tentámos replicar aquele sabor”, diz Cristiano Losa. A base é uma infusão ultrassónica, “para não alterar muitos os sabores”, de conhaque, roseira brava. hibisco e erva-príncipe, mais xarope de açúcar, sumo de limão e champanhe. Um sabor cítrico com acidez equilibrada e refrescante. “Se os clientes ao beberem sentirem que estão com os pés na areia, está ótimo para nós”, diz Losa.

Encantamento
No Golden Oldie, a nova carta de cocktails – criados por Cristiano Losa e Sara Ferro – continua a piscar o olho a Paris e ao passado. Um dos novos cocktails é o Encantamento, que surgiu de um desafio lançado pela tequila Ocho. “Desafiaram oito espaços em Portugal e Espanha a concorrer à melhor margarita”, conta Losa. A base deste é, então, como aquela bebida clássica, o sumo de lima, a tequila e o licor de laranja. A diferença é que o licor aqui é caseiro, preparado com conhaque e hibisco. Para rematar, dá-se um toque de charme com perfume de champanhe e rosas.

GOLDEN OLDIE. Rua Campo dos Mártires da Pátria 46 Porto. Tel.: 221113595. Web: goldenoldie.pt. Das 18h às 23h. Encerra à segunda. Preços: Audácia – 8,50 euros; Encantamento – 10 euros

Audácia (Ana Fonseca/GI)

Encantamento. (Ana Fonseca/Gl)

FERRO BAR
Raspberry Fizz
Neste twist do clássico gin fizz, substitui-se o limão pela estival framboesa. Esta fica infundida em gin durante 48 horas. A este, acrescenta-se um vermute francês, bem floral, e ruibarbo. Finaliza com água gaseificada, neutra. À volta do copo, a framboesa em pó não está só para decorar. O seu sabor concentrado faz um bom contraste nos lábios com a leveza e frescura do líquido.

Raspberry Fizz. (Ana Fonseca/GI)

Sassy Clementine
Criar um cocktail tropical com produtos portugueses foi o desafio a que Lia Igreja de Oliveira se propôs para uma das bebidas de assinatura deste verão da carta do Ferro Bar. Uma infusão de malagueta em xarope de tangerina, aguardente de cana da Madeira e rum também da Madeira ligam com o sumo de lima. No final, a canela arde na aguardente de cana.

Ferro bar. Rua da Madeira, 84. Web.: facebook.com/-ferrobarporto. Das 14h às 23h.Encerra à segunda. Preço: Raspberry Fizz – 7,50 euros; Sassy Clementine – 8,50 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend