Os vinhos que homenageiam o Pôpa são ‘vegan friendly’

A forma de produção mais consciente os vinhos da Quinta do Pôpa atrai, particularmente, um nicho de consumidores (Foto: DR)
A propriedade Quinta do Pôpa, localizada em pleno Alto Douro Vinhateiro, assume-se como 'pet friendly' "há uma mão cheia de anos", mas só agora os vinhos foram certificados como 'vegan friendly'. A partir de maio, as garrafas vão envergar o selo atribuído pela BevVeg! International, LCC, a maior entidade mundial habilitada a emitir a certificação.

Na Quinta do Popa, em Adorigo, no concelho de Tabuaço, produzem-se vinhos ‘vegan friendly’ Quem o diz é a BevVeg! International, LLC, que acaba de lhes atribuir o certificado BevVeg Vegan Trademark Symbol, a ser ostentado pelas garrafas a partir de maio. A maior entidade mundial a emitir este tipo de certificação atestou que o processo de produção vínica está isento do uso de produtos de origem animal. A forma de produção mais consciente faz com que os vinhos possam ser incluídos na alimentação dos que recusam o consumo de alimentos e produtos de origem animal. A produção vinhateira passa assim a constar no diretório global de vinhos vegan. A lista pode ser consultada no site e na aplicação da BevVeg!, que atualmente conta com mais de um milhão de bebidas.

A Quinta do Pôpa é a concretização do sonho de Francisco Ferreira, conhecido como Pôpa, pelas mãos do filho Zeca. O projeto, que começou em 2003, com a compra de parte da Quinta do Vidiedo, está nas mãos dos netos do Pôpa, os irmãos Stéphane e Vanessa, que produzem vinhos em homenagem ao avô. A produção vinícola, inserida na Quinta do Pôpa, que conta com 30 hectares, foi desde o início acompanhada pelo enólogo Luís Pato. Atualmente conta com a enologia João Menezes. As vinhas, que preenchem 14 hectares da propriedade são toda de letra A e contemplam apenas castas autóctones, sendo quatro hectares ocupados por Vinha Velha, com mais de 80 anos.

Os “Vinhos de Homenagem” da Quinta do Pôpa são categorizados em quatro patamares. Na base da pirâmide encontram-se os Entrada de Gama, da marca Contos da Terra. Seguem-se os cinco da gama Seleção: os três aromáticos Pôpa UnOaked – branco, rosé e tinto -, e dois Pôpa Black Edition – branco e tinto. Na categoria Vinhos de Parcela encontram-se o Pôpa VV (Vinhas Velhas), o Pôpa TN (Touriga Nacional), o Pôpa TR (Tinta Roriz) e o Pôpa TF (Touriga Franca). Ao primeiro vinho tinto doce do Douro chamaram Pôpa Doce e às Limited Editions, Quinta do Pôpa Homenagem e Quinta do Pôpa Porto Vintage.

(Foto: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend