O 100 Vinhos nasceu no Príncipe Real com provas cegas de vinho

100 Vinhos, Lisboa. (Fotografia de Gerardo Santos/GI)
No novo 100 Vinhos, wine room no Príncipe Real, fazem-se provas cegas para que cada pessoa perceba as características que gosta e não gosta nos vários estilos de vinho, “sem pretensões nem snobismos”.

Nasceu na Polónia, mas a ligação a Portugal iniciou-se há largos anos, como destino frequente de férias. Na última vez que veio em descanso, há onze anos, Marek Zalewski acabou por ficar, exercendo de cá as funções de tradutor e intérprete, áreas em que trabalha há duas décadas. A mudança trouxe a oportunidade e vontade de explorar uma “grande paixão” de sempre. “Vivo para comer e beber, toda a minha vida gira em torno disso”, conta Marek, 37 anos. Nos últimos anos, tem aprofundado o conhecimento vínico com livros, formações e um curso na prestigiada Wine & Spirit Education Trust.

No 100 Vinhos, o novo wine room que acaba de abrir no Príncipe Real, coloca esse conhecimento em prática, através de provas cegas que dão a conhecer o perfil e preferência vínica de cada pessoa, de forma clara, lúdica e transversal. “É quase uma sala de estar entre amigos, sem pretensões nem snobismos. Quero que cada pessoa saiba daqui a saber que características lhe dão e não dão prazer nos vários vinhos. E que venham com mente aberta, para que se esqueçam do que acham que gostam no vinho”, revela o proprietário.

100 Vinhos é o novo espaço do Príncipe Real, onde se realizam provas cegas de vinho. (Fotografias de Gerardo Santos/GI)

Há dezenas de vinhos – nacionais e do mundo – na garrafeira do novo wine room.

Sob reserva, as provas cegas fazem-se a solo ou em duplas, durante entre uma hora a hora e meia e provam-se entre 10 a 15 vinhos (preços desde 149 euros/pax ou 199/duas pax). Na extensa garrafeira, há cerca de uma centena de vinhos premium nacionais e do mundo, numa seleção personalizada ao interesse de cada um. No final, cada pessoa recebe uma ficha com tudo o que provou, outras sugestões, e o seu perfil ideal de tinto e branco. Na prova, há azeitonas verdes para limpar o palato, mas quem quiser tem os petiscos da Well Well ali ao lado, paredes-meias, gerida por uma amiga.

Zalewski assume que a projeção dos vinhos portugueses lá foram tem evoluído nos últimos anos. “Mas é o início da caminhada. Há que arriscar mais e apostar mais no mercado lá fora. Os vinhos portugueses têm tudo para serem reconhecidos como um dos melhores do mundo”, adianta. Por cá, tem um particular apreço por castas como Baga e Jaen, e as regiões do Dão e da Bairrada. “Gostos de vinhos que dançam, que dão vida”, remata.

No final da sessão, cada pessoa recebe um perfil de todas as características que aprecia e não aprecia nos vários estilos de vinho.

Marek Zalewski é o responsável pelo novo projeto.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Marcos Portugal 18B, Lisboa
Telefone
211989663
Horário
Provas das 12h às 21h, exceto domingo. Aconselha-se reserva 36 horas antes.
Custo
() Preço: provas cegas a 149 euros/pax ou 199/duas pax. Grupos de mais de três, preço personalizado.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend