Mais de 300 referências de vinhos portugueses menos conhecidos, de cerca de 50 produtores, compõem a oferta essencial da Tua Vinharia, inaugurada, em julho, na Póvoa de Varzim. Jaime Xavier e Carla Fonseca são os rostos desta loja, que tem as garrafas organizadas por região (ilhas incluídas) e por produtor, todas de pé e bem à vista. “Não queríamos que a garrafeira fosse cheia de truques e segredos”, conta ele, adiantando algumas histórias sobre os rótulos.
O casal procura adaptar as referências disponíveis aos gostos dos clientes, e até pode acolher pedidos, desde que se enquadrem no perfil da casa, apostada, ainda, em reunir gente à volta da mesa. Por alguma razão há vinho a copo. E, se apetecer um petisco, abre-se umas conservas poveiras, que também estão à venda, juntamente com outros artigos nacionais ligados, sobretudo, a produtores de vinhos: azeite, mel, chá, até uma cerveja artesanal.
De fora só vem, praticamente, o café de Timor-Leste, onde Jaime e Carla viveram, e que garantem ser o melhor que já provaram. Após regressarem a Portugal, sem planos profissionais definidos, a decisão foi criar uma empresa, com outros sócios, destinada à exportação de vinhos e demais produtos portugueses para lá: a Tua Lovers (Tua significa vinho em tétum, uma das línguas oficiais de Timor-Leste, além de ser o nome de um afluente do Douro). O passo seguinte foi abrir esta loja, com rótulos que o casal foi descobrindo nas viagens de reencontro com o país natal, e cujos valores oscilam entre 2,50 e 60 euros.
“Apesar de ser uma seleção muito particular, queremos que este seja um espaço para toda a gente”, diz Jaime, sobre a Tua Vinharia, que reflete mais duas paixões: os livros e a música. Enquanto não arrancam outras iniciativas, como conversas ou provas de vinhos, há uma jukebox a passar temas que seguem o critério aplicado aos vinhos: “o que nós gostamos”.
Longitude : -8.76748729999997
Leia também:
Aproveitar setembro na cidade: dicas para Vila do Conde, Póvoa e Viana
Fortaleza da Póvoa guarda conservas, música e oficinas
Póvoa de Varzim: Mercado sustentável vai ter calçado feito de plástico