Aproveitar setembro na cidade: dicas para Vila do Conde, Póvoa e Viana

Aproveitar setembro na cidade: dicas para Vila do Conde, Póvoa e Viana
Sugestões de locais para visitar, boa comida e atividades para fazer durante o mês de setembro, em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Viana do Castelo.

VILA DO CONDE

Pregos, cocktails e um pátio novo

O bar Pubblik viu a sua área duplicar, com a inauguração do pátio nas traseiras, e prepara-se para introduzir novidades também no menu. Em setembro, chegam pregos com queijo da serra, hambúrgueres e petiscos, para juntar aos gins (cerca de 100 referências) e cocktails.

O bar de Vila do Conde. (Fotografias: Pedro Correia/GI)

 

Uma rua com história, comércio e arte
A Capela de São Roque, onde está a imagem do Senhor dos Aflitos que apadrinhou Eça de Queirós no seu batizado, na Igreja Matriz, é um dos pontos de interesse da Rua do Lidador. Aqui moram a Bosque Concept Store, loja de vintage, upcycling e workshops; a cafetaria MissLau; e a Solar-Galeria de Arte Cinemática, com exposições gratuitas e cinema.

A cafetaria Miss Lau. (Fotografia: Pedro Correia/Gl)

 

PÓVOA DE VARZIM

Um banquete digno de rei

O restaurante Egoísta, no Casino da Póvoa, acolhe, no dia 26 de setembro, uma recriação do banquete para o rei D. Luís de 3 de outubro de 1887, confecionado pelo Abade de Priscos. O crítico gastronómico Fortunato da Câmara é o orador convidado deste jantar de comemoração dos dez anos do Egoísta, que tem o chef Hermínio Costa à frente da cozinha.

O restaurante Egoísta. (Fotografia: DR)

Uma loja de vinhos com espaço à mesa
Mais de 300 referências, de cerca de 50 produtores, recheiam as prateleiras da Tua Vinharia, uma nova loja de vinhos que também procura reunir gente à volta da mesa – por isso serve vinho a copo, vende conservas e outros produtos alimentares. Jaime Xavier e Carla Fonseca têm ali uma seleção muito pessoal, e prova disso é a aposta no café de Timor, onde viveram.

 

VIANA DO CASTELO

Subir à serra para ver garranos

A empresa de animação turística Viv’Experiência tem vários programas para gozar a cidade e a sua natureza privilegiada. Um deles é um passeio de jipe pela Serra de Santa Luzia. Ver garranos à solta é um dos maiores presentes desta viagem de teor contemplativo, que passa pelo Monte de Santa Luzia, com o seu bonito templo, e oferece vistas privilegiadas.

Serra de Santa Luzia. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

Comida de pescador e cerveja artesanal

A ementa feita de peixes e mariscos e a decoração em tons azuis, com nomes de barcos em destaque, não deixa dúvidas: o mar e os pescadores são a grande inspiração d’ Os Mareantes. Este restaurante, nascido na doca de pesca há pouco mais de um ano, serve arroz de navalheiras, lavagante ou tamboril, sopa de peixe e outros pratos feitos na hora. Depois é seguir viagem até ao bar Ribeiro’s Brewers, onde os irmãos Domingos e Henrique Ribeiro dão a saborear cervejas artesanais de Portugal e do Mundo, contando ter produções próprias na carta, de futuro. O hambúrguer com tempero de Jack Daniel’s vem ganhando fama e, uma vez por mês, há concertos.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Fortaleza da Póvoa guarda conservas, música e oficinas
A praça que revela a beleza, alegria e amor de Viana do Castelo
Vila do Conde: marchas luminosas e uma ida à praia




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend