Feira dos Vinhos do Alentejo chega para apoiar produtores e subir vendas

O Grande Prémio Escolha da Imprensa foi atribuído a 15 vinhos, em diversas categorias. (Fotografia: Miguel Pereira da Silva/GI)
A Feira Digital de Vinhos do Alentejo, que arrancou esta semana, é a nova montra online que reúne referências de 19 produtores de vinho alentejanos, que podem ser entregues em casa.

Os vinhos de 19 produtores do Alentejo estão disponíveis, desde esta semana, numa feira online promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), para apoiar as empresas e aumentar as vendas, devido à pandemia da covid-19. “Esta é mais uma medida que acionámos para promover o trabalho dos produtores de vinho do Alentejo e colmatar o impacto financeiro provocado pela pandemia de covid-19”, explicou o presidente da CVRA, Francisco Mateus.

A Feira Digital dos Vinhos do Alentejo, que vai decorrer até maio do próximo ano, resulta de uma parceria entre a CVRA, a plataforma de shopping online da Sonae – Dott – e os CTT. Trata-se de uma solução que tem como objetivo “apoiar os produtores e promover o aumento das vendas nacionais”, nesta época marcada pela pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, anunciou a comissão vitivinícola. “Estamos todos juntos desde o início, a reinventarmo-nos e a criar soluções que permitam manter a preponderância dos vinhos da nossa região na economia nacional”, frisou Francisco Mateus.

A feira, nesta fase inicial, conta com a inscrição de 19 produtores, podendo os produtos em exibição ser consultados e adquiridos através deste link. Durante os seis meses da feira, os produtores podem vender garrafas individuais ou packs, criar campanhas exclusivas e fornecer todas as informações sobre as particularidades dos seus “néctares”, nomeadamente sobre o terroir ou as castas.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal, lembrou o organismo. Com uma área de 22,9 mil hectares de vinha, 30% da produção da região é exportada para cinco destinos principais: Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Polónia e China.

A região alentejana – uma das duas regiões do mundo produtoras de Vinho de Talha – é detentora de uma iniciativa pioneira, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que visa melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend