Espumantes para servir com pratos de peixe

São vários os espumantes com perfil adequado aos pratos de peixe. (Fotografia: DR)
Todos os pratos de peixe da grande tradição portuguesa gostam de um bom espumante, e ao mesmo tempo poucos peixes meramente cozidos ou escalfados casam bem com um espumante. Há que saber cozinhar para eles.

Todos os pratos de peixe da grande tradição portuguesa gostam de um bom espumante, e ao mesmo tempo poucos peixes meramente cozidos ou escalfados casam bem com um espumante. Há que saber cozinhar para eles, ou acondicioná-los em preparações felizes. Tirando essas situações muito pontuais, o peixe e o marisco adoram um bom espumante. Desde o sushi, em que dificilmente conseguimos melhor harmonização do que com espumante, até pratos de forno lento, a festa acontece à mesa com a simples assessoria das bolhinhas. Criatividade ao rubro, com êxito garantido. A acidez pronunciada do espumante de boa qualidade combina na perfeição mesmo com os pratos mais pesados, aligeirando-os.

 

Iniciação

 

Quinta de Cabriz blanc de blancs Bairrada 2014 (12,5%) | Global Wines
Bical, Encruzado e Malvasia Fina. Muito boa relação qualidade-preço. Ambiente aromático frutado e floral, com notas de pedra molhada que inspiram a água de nascente batida. A boca é surpreendida pela força e efervescência do espumante, que graças a uma acidez bem harmonizada com a estrutura consegue estabelecer pontes com tonalidades diversas.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17,5
PREÇO: 7,5 euros
PRATO: Salmão fumado


Dinamite Grande Reserva blanc de blancs Bairrada 2016 (12,5%) | Portugal Boutique Winery
Arinto, Bical e Chardonnay. A dupla Nuno Morais Vaz e António Olazabal Ferreira a fazer das suas, e com muito bom gosto. Dois durienses de gema que desceram à Bairrada para criar um espumante no verdadeiro espírito bairradino. O nome não podia ser mais sugestivo e o resultado é francamente eficaz. A copiosidade na boa permite um trabalho excelente à mesa com temperos fortes.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17
PREÇO: 9 euros
PRATO: Sushi


Campolargo Pinot Blanc blanc de blancs Bairrada 2013 (13%) | Campolargo
Estágio superior a um ano. Espumante com uma bela evolução amigo de peixes e mariscos sem muita intervenção culinária, a pedir o umami latente numa boa peça de mar, para a partilha em família. As evocações salinas do vinho encontram parceria forte em peixes de bitolas maiores, condicionados apenas pela vida em constante movimento pelo oceano fora.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17,5
PREÇO: 20 euros
PRATO: Robalo escalfado em algas


Confirmação

 

Aneto Cerceal blanc de blancs Douro 2016 (12,5%) | Sobredos
Método clássico, espumante feito à laia de experimentação, ou não fosse o autor o genial e sempre pronto para a novidade Francisco Montenegro. Estamos perante um dos grandes espumantes portugueses. Complexidade a toda a prova, muito sabor e o ambiente totalmente clássico, tanto na boca como no nariz. Espero que continue a produção por muitos e bons anos.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18,5
PREÇO: 25 euros
PRATO: Açorda de lavagante


Luís Pato Vinha Formal Bairrada branco 2015 (11,5%) | Luís Pato
Touriga Nacional (70%) e Bical (30%). O espírito indomável e o génio único de Luís Pato fazem dele figura incontornável de toda a Bairrada, senão mesmo do país. O espumante esteve sempre na sua lista de grandes especialidades e a intervenção minimalista sente-se na elegância e longevidade das suas criações.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18
PREÇO: 17 euros
PRATO: Bacalhau à Narcisa


Kompassus Blanc de Noirs Bairrada 2013 (13,3%) | Kompassus
Baga, Touriga Nacional e Pinot Noir. João Póvoa é bairradino de excelência e adopção e a excelência nas ligações de vinho com comida é uma das suas grandes paixões, além de escape da sua vida enquanto cirurgião oftálmico. Neste espumante estão a essência e a força dessa sua alma a um tempo livre e ligada à terra. Elegância, complexidade e frescura.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17,5
PREÇO: 14 euros
PRATO: Raia de pitau


Ousadia

 

Vértice Pinot Noir blanc de noirsTrás-os-Montes 2010 (12%) | Caves Transmontanas
100% Pinot Noir. Trabalho notável consolidado ao longo dos anos por Celso Pereira, conhecedor profundo das vinhas durienses e transmontanas. A aposta forte nos terroirs de altitude, associado às vinhas únicas que governa, permitem-lhe produzir espumantes de classe mundial. Este varietal de Pinot Noir é de uma grande delicadeza, e é um claro demonstrador de longevidade e equilíbrio.

CLASSIFICAÇÃO EV: 19
PREÇO: 50 euros
PRATO: Pregado no forno com alcaparras


Ravasqueira Grande Reserva blanc de noirs Alentejo 2013 (12%) | Soc. Agr. Dom Diniz
100% Alfrocheiro. O primeiro impacte no palato sugere estilo de champagne, com notas de padaria e amanteigados que só raramente encontramos num espumante português. Depois temos a casta brilhantemente trabalhada, e um longo trabalho de afinação que o estágio de 36 meses afinou até à perfeição. Prodigioso Alentejo este, do Monte da Ravasqueira.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18,5
PREÇO: 48 euros
PRATO: Bacalhau à Gomes de Sá


Marquês de Marialva Baga Cuvée Bruto Bairrada 2014 (12,5%) | Ad. Coop. Cantanhede
100% Baga. Osvaldo Amado faz espumantes como respira, e nunca abdica da excelência quando pressente que pode lá chegar. A liberdade de movimentos que tem nesta adega cooperativa denota não só uma grande sintonia com o seu presidente Víctor Damião como também a beleza da boa sintonia com a natureza. Projecto vencedor, e quem ganha somos nós.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18,5
PREÇO: 37 euros
PRATO: Polvo à lagareiro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend