Espumantes para beber com as entradas

Conheça estes espumantes ideais para beber com entradas. (Fotografia: DR)
O padrão de consumo desta bebida fascinante das mil bolhinhas está a mudar muito em Portugal, em vez de ser encarada como apenas festiva está a integrar o quotidiano, e mesmo a acompanhar a refeição. A começar pelas entradas.

Um bom copo de espumante ao início da noite ou num fim de tarde soalheiro é uma das grandes recompensas que podemos receber. O padrão de consumo desta bebida fascinante das mil bolhinhas está a mudar muito em Portugal, em vez de ser encarada como apenas festiva está a integrar o quotidiano, e mesmo a acompanhar a refeição. Há contudo que separar o trigo do joio, pois aprender a harmonizar espumantes e comida leva o seu tempo, e exige paciência até se encontrar a maridagem perfeita. Nesta secção concentramo-nos nas mais-valias do espumante enquanto parte inicial da refeição e por isso sugerimos, ligações provadas e aprovadas.

 

Iniciação

 

Regateiro Bairrada Bruto branco 2015 (12,5%) | Ares da Bairrada
100% Baga. Ambiente geral de muita frescura, a mostrar até uma complexidade inesperada. A casa tem experiência (universo Lusovini) e isso nota-se muito. Vinho flexível, harmoniza bem com pratos quentes e frios, desde que não haja presença de demasiada proteína, e há particular sintonia com frutos do mar.

CLASSIFICAÇÃO EV: 16,5
PREÇO: 11 euros
PRATO: Gambas al ajillo


Filipa Pato 3B Bruto rosé 2019 (12,5%) | Pato e Wouters
Bical e Baga. Cor a inspirar frescura e convivialidade, aromas cítricos e de bagas de arbusto. Na boca mostra muita elegância, as notas florais a impor-se logo desde o início de prova, para um vinal longo e copioso, sem perder o equilíbrio. Vinho praticamente sem manipulação em cave, franco em todos os momentos e muito orientado para a mesa.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17
PREÇO: 11 euros
PRATO: Cogumelos grelhados com cebolinho.


Soalheiro Alvarinho Verde Bruto branco 2018 (12,5%) | Vinusoalleirus
100% Alvarinho. Alguma evolução graças ao tempo de guarda em cave, que lhe altera para melhor o perfil. Além disso, tem menos carga de fruta tropical, o que o torna mais viril e eficaz à mesa. A marca é uma das mais importantes de todo o universo Alvarinho e é por isso mesmo presença obrigatória na garrafeira de todo o amador sério de espumantes.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17,5
PREÇO: 13 euros
PRATO: Queijo de cabra curado


Confirmação

 

Hibernus Premier Millésime Bairrada Bruto branco 2018 (12,5%) | Carvalheira Winecreators
Bical, Maria Gomes, Chardonnay, Arinto e Baga. Vinho vigoroso e ao mesmo tempo muito fino, José Carvalheira é um dos grandes mestres nacionais da vinificação de espumantes e aqui está um bom exemplo da sua arte. Desenhado para consumo nos primeiros anos, ganha complexidade e aptidão gastronómica num par de anos em cave.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18
PREÇO: 17 euros
PRATO: Tâmaras com bacon


Paulo Laureano Bucelas Bruto branco Lisboa 2010 (12,5%) | Paulo Laureano Vinus
Esgana-Cão e Arinto. Estamos perante um espumante com mais de dez anos de idade e só agora a cor começa a mostrar mais tonalidades nacaradas típicas da evolução. Complexidade muito boa, notas de panificação e pastelaria clássicas, com o fruto ainda muito presente e vibrante. Teve 60 meses de estágio, o que denuncia a intenção inicial da complexidade.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18,5
PREÇO: 17 euros
PRATO: Bacalhau fumado


Colinas de São Lourenço Brut Nature Bairrada branco 2015 (12,5%) | Idealdrinks
100% Chardonnay. Espumante de grande recorte técnico, evocativo até do património de um champagne autêntico, por ser rico na boca e ao mesmo tempo seco a ponto de praticamente não se dar pelo escorrer ao engolir. Configura um blanc de blancs e permite uma amplitude grande de sabores e temperos, integrando todos.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17,5
PREÇO: 18 euros
PRATO: Croquetes de alheira

 


Ousadia

 

Pontas Soltas Grande Reserva blanc de noirs Douro 2016 (12,5%) | Quinta da Barca
100% Tinta Francisca. Vinha em solos de encosta na margem direita do Douro, perto de Mesão Frio, noites frescas. Este espumante marca a estreia do produtor no universo dos espumantes e muito pode esperar-se de edições futuras. Copioso na boca, dá muito prazer a beber, e está à porta do estilo clássico. Estreia por isso em cheio.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17
PREÇO: 39,50 euros
PRATO: Alcachofras em vapor com molho de manteiga.


Cartuxa Reserva branco Alentejo 2013 (13%) | Adega Cartuxa
Uvas provenientes de vinhas em solos graníticos da Fundação Eugénio de Almeida. Seis anos de estágio. Enologia brilhante de Pedro Baptista, a conseguir o equilíbrio perfeito entre fruta e frescura, persistência interminável na boca. Preparado para os equilíbrios mais subtis, mas não enjeita os sabores fortes e vincados da boa mesa petisqueira alentejana.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18
PREÇO: 31 euros
PRATO: Torresmos do rissol


Raríssimo by Osvaldo Amado blanc de blancs Bairrada branco 2006 (12,5%) | Osvaldo Amado Wines
100% Arinto. Marca o lançamento da marca própria do que é um dos “senhores espumante” de Portugal. Perfil de grande estilo, ao alcance apenas dos grandes mestres, perante fruta de qualidade exemplar, por sua vez vindimada no momento exacto. É por isso raríssimo não apenas de nome, mas também de facto, com trabalho enológico digno do melhor ourives.

CLASSIFICAÇÃO EV: 19,5
PREÇO: 90 euros
PRATO: Caviar




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend