Crítica de Fernando Melo: dez vinhos criados por mulheres

O Grande Prémio Escolha da Imprensa foi atribuído a 15 vinhos, em diversas categorias. (Fotografia: Miguel Pereira da Silva/GI)
Nestes vinhos criados por mulheres, há força, coragem e determinação. Por isso, são viris. E porque a dualidade de género não faz sentido no mundo do vinho, mas sim o trabalho bem feito que nos traz vinhos deste calibre.

Nos assuntos do vinho, deixou há muito de ser sequer assunto o discurso feminino-masculino e só quem já passou uma campanha vinícola inteira consegue verdadeiramente aferir o que está em causa. Forças para além da força e determinação muito para além da coragem, é o que a selecção de vinhos desta edição representa.

Há uma revolução em curso em todas as frentes do universo fascinante da vinha e do vinho que nos é revelada em cada cepa, em cada bago, em cada vinho. Uma vénia à mulher e ao feminino, e um convite à descoberta. Boas provas!

 

Tricot Alentejo tinto 2016 (14%)
Esteban & Tavares Vinhos

50% vinha velha (mistura de castas) na Serra de São Mamede, 50% Touriga Nacional. Estágio de 18 meses em barricas novas (30%) e usadas (70%) de carvalho francês. A dupla Susana Esteban e Sandra Tavares da Silva mostra aqui um alentejano muito elegante, taninos finos, a elegância a coexistir com a força e a virilidade.

Preço: 30 euros
Classificação Evasões: 18


Conceito Único Douro branco 2019 (13%)
Conceito Vinhos

Mistura de campo com cerca de 10 castas tradicionais diferentes. Solos graníticos. Feito de uma parcela especial de uma vinha muito velha, pré-filoxérica, num pequeno planalto granítico (600m) em Freixo de Numão. Fermentação em barricas de carvalho francês, estágio de 11 meses. Rita Marques no seu terroir de eleição, que conhece como ninguém. A enóloga dos impossíveis.

Preço: 65 euros
Classificação Evasões: 18


Maestro Galego Dourado Alentejo branco 2019 1,5L (12,5%)
Adega Mayor

Rita Nabeiro exerce a liderança mais tranquila de todas, a todos dando ouvidos e todos mobilizando na sua estrutura. Toca os assuntos de imagem e sustentabilidade do grupo Delta e chama particularmente ao peito a produção vínica. Contenção alcoólica e complexidade são marcas da sua intervenção na Adega Mayor, como neste Maestro de mestre.

Preço: 50 euros
Classificação Evasões: 17,5


Grande Rocim Reserva Alentejo tinto 2017 (15%)
Rocim

100% Alicante Bouschet. Um projecto feito de raiz, vinha e adega que Catarina Vieira acompanha desde o primeiro traço e que hoje faz parte da primeira linha do vinho alentejano. O vinho Grande Rocim é o topo de gama da casa e só se produz em anos excepcionais, e este é o mais recente. Patrimonial da casta que o origina é a um tempo fino e viril, taninos de grande recorte e tensão.

Preço: 65 euros
Classificação Evasões: 18


Miogo Espumante Verdes branco 2017 (12,5%)
Vinhos Norte

Arinto e Loureiro. Quantidade e qualidade representam um dos mais difíceis desafio da fileira vinícola. Portugal não é excepção mas a dinâmica das irmãs Vera e Graciete Lima à frente dos destinos de uma empresa familiar no seio da região dos vinhos verdes conseguiu destruir esse mito. Gama variada, estilos diversos e muito sabor, como neste espumante.

Preço: 15 euros
Classificação Evasões: 16,5


Peripécia Chardonnay Lisboa branco 2019 (13,5%)
Quinta Cerrado da Porta

100% Chardonnay. Vinha de encosta com forte exposição aos ventos atlânticos. Prensagem muito suave, estágio seis meses em inox. Muito fresco no nariz e na boca, notas patrimoniais de pastelaria e natas batidas, a que se juntam cítrico forte e um inesperada mineralidade salina, expressão pura de terroir. Enologia brilhante, minimalista e respeitadora de Alexandra Mendes.

Preço: 10 euros
Classificação Evasões: 16,5


Lopo de Freitas Baga Bairrada Clássico tinto 2016 (14,5%)
Caves Solar São Domingos

Susana Pinho encabeça a enologia das Caves do Solar de São Domingos, governando a totalidade dos vinhos ali produzidos, numa gama que inclui espumantes, vinhos tranquilos e destilados, todos de grande gabarito. Este supervinho demonstra bem o seu talante e é o primeiro topo de gama produzido exclusivamente a partir da bem bairradina casta Baga.

Preço: 150 euros
Classificação Evasões: 18,5


Bulas Vintage Porto 2018 (20%)
M. Bulas Cruz

A casa produzia os seus vinhos do Porto em para casas de Gaia, apoiada em vinhedos de grande gabarito nas quintas de Foz Ceira e Costa de Baixo e na boa enologia praticada. Há cerca de 15 anos começou a engarrafar rubys e tawnies soba a marca Bulas, que Isabel Vieira promove e propaga pelo mundo fora com inesgotável energia. Este vintage é talvez o melhor até hoje.

Preço: 68 euros
Classificação Evasões: 19


Ilha Tinta Negra Madeirense tinto 2018 (12%)
Diana Silva Wines

Diana Silva é uma madeirense muito especial. No seu coração esteve sempre a ideia de utilizar os conhecimentos e experiência adquiridos nos estudos de enologia que fez no continente para produzir bons vinhos a partir de Tinta Negra, a casta quase proscrita na Madeira mas que no fundo está na base da produção da ilha. Aqui está um dos bons exemplos que lhe dá razão.

Preço: 20 euros
Classificação Evasões: 17,5


Quinta da Alorna Arinto & Chardonnay Reserva Tejo branco 2019 (13%)
Quinta da Alorna

Martta Reis Simões é enóloga na Quinta da Alorna há 17 anos e continua com a curiosidade e a verve com que começou. Detentora de forte arsenal técnico, conhece os cantos à casa como ninguém, o que inclui as vinhas, que calcorreia várias vezes por ano. Na adega respeita a qualidade e o histórico das uvas. Esta edição é disso expressão direta.

Preço: 7 euros
Classificação Evasões: 17




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend