Há três novas formas de explorar Matosinhos, em terra e no mar

Arquitetura, história, património e surf são os temas centrais dos três novos roteiros editados pela Câmara Municipal de Matosinhos. Os desdobráveis querem dar resposta à crescente procura turística.

Terra natal do Pritzer Álvaro Siza, Matosinhos orgulha-se do seu património arquitetónico. Para dá-lo a conhecer melhor a quem visita a cidade, editou recentemente o Mapa da Arquitetura de Matosinhos. Este foi acompanhado por mais duas edições: os guias “Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar”, concebido pelo historiador Joel Cleto, e “Matosinhos Surf & Beach Guide”.

No Mapa da Arquitetura identificam-se os ícones arquitetónicos do concelho. Não faltam obras de Siza, aliás, as suas primeiras obras, dos anos 1950 e 60 estão aqui, nem de Alcino Soutinho, que desenhou a Câmara Municipal e a Biblioteca Florbela Espanca, entre outros edifícios. O outro Pritzer, Souto Moura também figura no roteiro com a reabilitação que fez da marginal sul. A história industrial e portuária da cidade destaca-se com obras como o farol da Boa Nova, a Ponte Móvel e o recente Terminal de Cruzeiros. Claro que aqui também não falta a Casa da Arquitetura, que ocupa a antiga Real Companhia Vinícola, recuperada com projeto do arquiteto Guilherme Machado Vaz.

O roteiro “Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar” é um desdobrável bilingue, que inclui locais de interesse cultural e patrimonial, como o Mosteiro de Leça do Balio, a Quinta da Conceição ou os vestígios arqueológicos da praia de Angeiras. Está dividido em três circuitos: um pedonal de meio-dia, um de um dia e outro, mais abrangente, com a duração de dois dias, para ser realizado a duas ou quatro rodas.

Para os amantes das ondas, o “Matosinhos Surf & Beach Guide” mapeia as praias do concelho e os principais locais para a prática do surf e outras modalidades afins. A brochura disponibiliza informação sobre os equipamentos disponíveis e as principais atrações perto das praias. Muitas sugestões, para ir descobrindo ao longo do ano.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Novo bar de Matosinhos tem 15 torneiras de cerveja artesanal
Matosinhos: a cidade ao lado do Porto está a mexer
Matosinhos: Uma casa de francesinhas a dois passos da praia




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend