Novo bar de Matosinhos tem 15 torneiras de cerveja artesanal

Vivianny e Júnior, brasileiros com gosto por cerveja e viagens, acabam de abrir uma casa com 15 torneiras de cerveja, nenhuma delas fixa, e dezenas de marcas em garrafa. Além de cervejas artesanais, há petiscos. E uma cadela chamada Spuma.

Cerveja e viagens são dois grandes interesses de Vivianny Gonzales e Júnior Caldeira, como se nota pelo nome dado à casa de cerveja que abriram, no mês passado, em Matosinhos: HopTrip – Craft Beer Shop. Hop, em inglês, significa lúpulo, um dos ingredientes daquela bebida, e trip remete para as viagens – as que já fizeram e as que ainda hão de fazer.

O gosto pela cerveja intensificou-se quando o casal, de São José dos Campos, no interior de São Paulo, no Brasil, esteve a viver na Irlanda. Ainda voltou para o país de origem, mas a atração pela Europa e por novos desafios, a juntar à facilidade da língua comum, levou-o a aterrar em Portugal há cinco meses – tempo suficiente para inaugurar este espaço de divulgação da cultura da cerveja. As cervejas disponíveis nas torneiras vão variando, para se ir proporcionando sabores diferentes. Duas semanas bastam para que haja mudanças.

De momento, existem 15 torneiras: 10 de cervejas artesanais portuguesas e cinco de cervejas especiais do mundo. Os ingredientes base são água, malte, lúpulo e levedura. «Nenhuma tem adição de químicos», ainda que possam ser adicionadas frutas ou plantas aromáticas, como coentros, explica Vivianny. «A diferença é que as internacionais são pasteurizadas.»

Uma opção, caso apeteça provar várias cervejas, é aderir à régua de degustação, que inclui seis cervejas de pressão à escolha, em copos de 10 centilitros, por 7,50 euros. A cerveja mais vendida, e também a mais barata, é a da casa, a alemã Bitburger. Um copo de 20 desta Pilsner custa um euro na happy hour, entre as 16h00 e as 20h00 e, de resto, tem preços a partir de 1,50 euros. Há ainda dezenas de marcas em garrafa, de Portugal e de outros países. E, para acompanhar, sugere-se sandes ou tábuas. Por falar em companhia, os animais são bem-vindos, como se adivinha pela presença tranquila da cadela Spuma, que faz parte da família.

Bandeiras
A HopTrip – Craft Beer Shop está decorada com bandeiras e cachecóis de sítios por onde os seus responsáveis passaram: Irlanda, Uruguai, Berlim, Amesterdão, Bruges e mais. Portugal também surge representado, e um cliente ficou de levar uma bandeira do Leixões.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Porto: 5 sítios onde ir para beber cerveja barata
Matosinhos: Há novos risotos e lasanhas na mesa da Famiglia
Matosinhos: Aqui comem-se pizas e carnes (tudo em doses generosas)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend