Matosinhos: a cidade ao lado do Porto está a mexer

Para quê ficar só no Porto quando mesmo ao lado e com o mar em frente há tão boas vibrações? Nos últimos meses, em Matosinhos e Leça da Palmeira, os territórios que cosem a cidade, têm surgido novos espaços para comer e beber, estar e passear, ir às compras e visitar. Vamos, então, apanhar o ritmo desta cidade que mexe.

 

À volta do castelo de Leça a Palmeira

A vizinhança do castelo de Leça (cujo nome, em bom rigor, é Forte de Nossa Senhora das Neves) sempre foi lugar de comida tradicional, mas está também a ser viveiro de novas ideias. Um dos primeiros a atrever-se na cozinha foi a antiga Taberna da Esquina, hoje ESQUINA DO AVESSO, que trocou os pratos tipicamente portugueses pelos «pratos gourmet não fundamentalistas». O conceito é de partilha e assenta numa carta pequena mas irrequieta, assinada pelo jovem chef Nuno Castro, onde habitam especialidades como a barriga de porco com raviolis ou gnocchi trufado com cogumelos.

A poucos metros de distância mora o SUSHIARIA, uma casa de sushi onde os estilos se separam logo na carta: de um lado, as peças da vertente tradicional; do outro, a fusão com novos sabores. A carne é, porém, a estrela da carta do TERMINAL 4450, o novo conceito instalado no Terminal de Passageiros do Porto de Leixões. Ali servem-se volumosos e nobres cortes de carne no ponto e pequenos pratos tradicionais como as papas de sarrabulho, pica-pau e bôlas frescas e caseiras com diferentes recheios.

Junto ao areal da praia, numa casa renovada onde desponta uma sala privada instalada no interior de uma esfera, o AMMAR serve especialidades típicas, como o rabo de boi, as petingas ou o bacalhau, submetidos às técnicas modernas do jovem chef Pedro Silva. Os cocktails, clássicos e de autor, bebem-se na esplanada, fechada durante o frio do inverno e aberta à brisa marítima no verão.

Escondido no interior da marina do Porto de Leixões, no centenário edifício do Sport Clube do Porto, no MARINA 22 convive-se com os velejadores. Entre o bar e o restaurante, provam-se pratos tradicionais da cozinha portuguesa, preparados por William Fernandez, chef cubano há mais de duas décadas em Portugal e que junta à receita do bacalhau da casa um especial puré de batata doce, entre outras especialidades.

 

Terra de peixe… e de sushi

A tradição piscatória da cidade finalmente derivou para o sushi, que tem inspirado alguns novos restaurantes. A frescura do peixe promove a fusão de estilos e sabores que o sushiman Pedro Oliveira oferece na carta do PLEASURE SUSHI BAR. A poucos metros da principal avenida de Matosinhos, a criatividade do chef reflete-se nos menus freestyle, onde surgem criações improvisadas de sabores mais ousados, distintas da restante oferta da carta onde também se destacam os carpaccios e os tártaros.

O açaí na tigela é o elemento diferenciador do POSTO 94, onde o sushi preparado por Pedro Moreno mantém, ainda assim, o protagonismo neste pequeno espaço junto à praia. O sushi de fusão, onde não raras vezes se encontram ingredientes de excelência como o foie gras, faz companhia a este fruto brasileiro, personalizável na tigela com dezenas de frutos e coberturas doces.

 

Inspiração brasileira

Mozzarella e tomate, goiabada e queijo ou apenas doce de leite são alguns dos possíveis recheios dos crepes de tapioca que Isadora Fevereiro prepara no espaço pequeno e descontraído do CHEF TAPIOCA. A base das crepiocas é goma da mandioca hidratada, que resulta, depois de cozida, numa espécie de crepe com sabor neutro e textura granular. Depois de ter conquistado os brasileiros, a AÇAÍ CONCEPT chegou a Portugal. Na loja, os clientes podem escolher um dos três tamanhos de copos de açaí e adicionar-lhe fruta, cereais, granola, paçoca, leite condensado, chocolate ou caramelo.

 

Outras suculências

– Murais
O primeiro projeto a solo do cozinheiro Fernando Morais, que aprendeu o ofício ao lado de chefs como Rui Paula e Luís Américo. Espaço pequeno e de carta variada que junta produtos portugueses em pratos modernos como o caldo de pernil fumado ou risotto de tamboril e camarão.

– Fornalha
A piza à moda brasileira, com recheio farto e uma mozarela mais gorda e elástica do que a italiana, é a especialidade desta casa que também aposta nos grelhados na brasa para preparar cortes nobres de carne.

– Bô 457
Casa de transmontanos que serve fumeiro de Vinhais, pão de Gimonde e compotas de Carrazeda de Ansiães – tudo para acompanhar a posta à transmontana servida com grelos e batata.

 

Para lanchar

Muffins, brownies e panquecas, sem açúcar, farinhas ou gorduras refinadas saem do “laboratório de comida saudável” no UMBIGO FELIZ. As panquecas podem ser pedidas de milho, banana e baunilha, de coco, ou de banana e aveia. Em maio, vão-se juntar à carta as tigelas de fruta e iogurte e smoothies na tigela. Em Leça da Palmeira, na CASA DE CHÁ MIL FOLHAS, há bolos caseiros, éclairs, cupcakes, scones e torradas, para serem acompanhados por chás ou infusões. E mesmo em frente à praia, Isabelle Cordova confeciona todos os dias dezenas de brigadeiros, com a receita passada pela avó. Na BELLA BRIGADERIA há brigadeiros tradicionais, de Oreo, de paçoca ou até na versão Romeu e Julieta – com leite condensado, goiabada e queijo parmesão.

 

Sair à noite

A rua em frente à lota de Matosinhos, onde estão alguns dos mais célebres restaurantes de peixe grelhado da cidade seria, à partida, um local improvável para sair à noite. Mas o recém-inaugurado terraço d’O VALENTIM contraria esta ideia com a ajuda de cocktails, servidos num bar de ambiente minimalista e com vista privilegiada sobre a doca, animado até de madrugada. À tarde, as portas também estão abertas para que se provem as petingas, amêijoas e lulas que saem da cozinha.

Mais virado para a música, o CODE convida a dar um salto à pista onde dominam os sons eletrónicos, sem discriminar quem preferir um ambiente mais relaxado. Na sala lounge há pufes para relaxar enquanto se bebe um copo de vinho, com as batidas a saírem das colunas a um volume controlado, para que nenhuma conversa se perca pelo caminho.

 

Novidades no Mercado

Às bancas de peixe, carne e legumes do Mercado de Matosinhos juntaram-se dois lugares novos. O restaurante BMACRO, onde se serve comida macrobiótica, vegetariana e vegan, como esparguete à bolonhesa com seitan e feijoada com pleurotus; e a MANIFESTO, uma associação cultural sem fins lucrativos que acolhe um quiosque especializado em publicações independentes, um coffee drip stand e a galeria fotográfica, que inaugurou no último sábado a exposição “António Sá, 22 anos de viagem”.

 

Ginástica

Fazer treinos funcionais, exercícios de cardio, yoga ou pilates em cima de um prancha flutuante de PVC dentro de uma piscina já é possível em Matosinhos. A modalidade AQUAFITBOARD, nascida na Holanda, chegou em fevereiro às piscinas municipais de Matosinhos e Guifões, em aulas de 40 minutos destinadas a todos os que gostam de atividades desafiantes. No início do mês abriu, também, o BALANCE PILATES STUDIO, onde Ana Maria Santos idealizou um espaço para quem procura aulas privadas ou semi-privadas de pilates, recorrendo ao uso de aparelhos específicos.

Amigos animais

Spatas, Cãovívio, Cãoprar e Cãofusão são as quatro áreas do PET CLUB, o primeiro clube para animais de Matosinhos, de Mónica e a mãe, Isabel Diniz. O clube prima pela diferença no espaço Cãovívio – um café com esplanada onde donos e animais de estimação podem conviver entre bolos e chás. Os outros serviços repartem-se pelo spa – o Spatas -, uma creche para cães – a Cãofusão -, e uma loja com acessórios – a Cãoprar.

 

Passeios e visitas

Milhares de azulejos hexagonais brancos, a zona de embarque de passageiros, uma boca de incêndio em forma de peixe e o anfiteatro ao ar livre com uma vista magnífica são algumas das coisas que se podem ver, e fotografar, numa visita ao TERMINAL DE CRUZEIROS do Porto de Leixões, do arquiteto Luís Pedro Silva, que desde março se abre à população todos os domingos de manhã.

E em todos os outros dias da semana, pode visitar-se a CASA DO DESIGN, galeria que se instalou na antiga garagem da Câmara Municipal para divulgar a história do design portuguê. Dia 4 de maio, inaugura a sua terceira exposição: Discos Orfeu — Imagens, Palavras, Sons (1956-1983) sobre a editora discográfica Orfeu, exibindo as mais emblemáticas capas de discos.

E, pelas ruas da cidade, há o roteiro de STREET ART Up There para ver, pelas mãos dos writers Mr. Dheo, a dupla ARM Collective, Hazul, Pariz One, Felipe Pantone e Katre, que pintaram vários murais. E para uma viagem aos clássicos, destaca-se o MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO (em Leça da Palmeira), onde está patente até 21 de maio a exposição A coleção habita a Casa, e a Galeria Municipal de Matosinhos que está a acolher uma mostra coletiva de dois artistas matosinhenses: Planetas, de Alfredo Barros e Ex-Voto, de Ricardo Barros.

 

Comprar

Vinte e cinco insígnias portuguesas de roupa para senhora, acessórios, calçado e carteiras estão reunidas na FOR YOU CONCEPT STORE. No espaço que pertence a duas Joanas encontram-se as marcas Kind of Sweet, Açaí com Granola, Stones e muito mais.

Na URBAN PANAME, Cristóvão fornece uma alternativa ao calçado das lojas de surf e skate, focando-se em sapatilhas casuais. Das várias marcas presentes destaca-se a francesa Vo7, da qual é representante oficial no país, e outras como a Gola, Le Cop Sportif e Victoria.

Na GRUA Surf Co. estão reunidas algumas das melhores marcas de surf e bodyboard, assim como roupa de praia, óculos, calçado e material para quem quer ir ao mar. Pontualmente, são transmitidos campeonatos e filmes sobre a temática surfista.

 

Partilhar
Morada
Rua de Santa Catarina, 102, Leça da Palmeira
Telefone
912286521
Custo
(€€) 25 euros
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Encerra à segunda-feira.

Email
info@esquinadoavesso.pt

GPS
Latitude : 41.1875965
Longitude : -8.701490100000001
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Avenida da Liberdade, 146, Leça da Palmeira
Telefone
912115365
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00. Encerra à segunda-feira.


GPS
Latitude : 41.1887232
Longitude : -8.703611000000024
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua de Fuzelhas, 5, Leça da Palmeira
Telefone
229958241
Custo
(€€) 30 euros
Horário
Das 12h30 às 00h30. A partir das 15h00 ao sábado. Até às 18h00 ao domingo. Encerra à segunda-feira.

Email
ammar@ammar.pt

GPS
Latitude : 41.1894989
Longitude : -8.704229400000031
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Molhe Norte da Marina de Leixões, Leça da Palmeira
Telefone
220181716
Horário
Das 12h00 às 23h00. Encerra à segunda.


GPS
Latitude : 41.18698699999999
Longitude : -8.70576200000005
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Porto de Leixões, Matosinhos
Custo
(€) 5 euros por pessoa (Grupos de 18/20 pessoas)

Email
marketing@apdl.pt

GPS
Latitude : 41.1772002
Longitude : -8.701992000000018
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Avenida Comendador Ferreira de Matos, 217, Matosinhos
Telefone
919925372
Custo
(€€) 25 euros
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h0. Sexta e sábado até às 00h30. Segunda fecha ao almoço. Encerra domingo.


GPS
Latitude : 41.17964629999999
Longitude : -8.683490600000027
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua Carlos Carvalho 94, Matosinhos
Telefone
914116344
Custo
(€€) Preço médio: 20 euros
Horário
Das 12h30 às 15h00 e das 20h00 às 23h00


GPS
Latitude : 41.1778216658626
Longitude : -8.691300036211032
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua Dr. Manuel Rodrigues de Sousa, 15 (Matosinhos)
Telefone
936543515
Custo
(€)
Horário
Das 11h00 às 19h00. Não encerra

Website
Email
geral@cheftapioca.com

GPS
Latitude : 41.174368345836804
Longitude : -8.688233699999955
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Praça da Cidade do Salvador, 320
Telefone
220124703
Custo
(€)
Horário
Todos os dias das 11h00 às 20h00


GPS
Latitude : 41.173772975770724
Longitude : -8.688652345403625
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua Doutor Afonso Cordeiro, 532, Matosinhos
Telefone
229370762
Horário
De segunda a sexta das 10h00 às 19h00; sábado das 10h00 às 14h00


GPS
Latitude : 41.1776105
Longitude : -8.685412499999984
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Hintze Ribeiro, 510, Leça Da Palmeira
Telefone
915360139
Custo
(€) 5 euros
Horário
Das 10h00 às 19h00. Encerra à segunda.

Email
pequenos.sabores.porto@gmail.com

GPS
Latitude : 41.1906176
Longitude : -8.699982800000043
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Praceta Helena Vieira da Silva, 223, Matosinhos
Telefone
914512163
Horário
De terça a sábado das 13h00 às 00h00; domingo até às 20h00. Encerra à segunda


GPS
Latitude : 41.2000613
Longitude : -8.710030800000027
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua Gago Coutinho, 11, Matosinhos
Telefone
224053781
Horário
Das 07h00 às 02h00. Não encerra.


GPS
Latitude : 41.1835791
Longitude : -8.69515130000002
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua França Júnior, 671, Matosinhos
Telefone
223187323
Horário
Das 22h00 às 02h00. Até às 04h00 à sexta e sábado. Encerra ao domingo e segunda.


GPS
Latitude : 41.1827095
Longitude : -8.688429700000029
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Mercado de Matosinhos - Rua França Júnior, 1, Matosinhos
Telefone
936237020
Horário
De terça a sábado das 12h00 às 15h00. De quinta a sábado das 19h30 às 23h30.


GPS
Latitude : 41.1869504
Longitude : -8.693547699999954
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Mercado Municipal de Matosinhos - Rua França Júnior, 1, Matosinhos.
Telefone
223242142
Horário
Terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às

Website
Email
info@omanifesto.pt

GPS
Latitude : 41.1869504
Longitude : -8.693547699999954
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua Roberto Ivens, 1383, Matosinhos
Telefone
910880688
Horário
De terça a domingo das 10h30 às 19h30.


GPS
Latitude : 41.1750868
Longitude : -8.689682500000004
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Edifício dos Paços do Concelho, Rua Alfredo Cunha
Horário
Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.1839343
Longitude : -8.683641599999987
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Vila Franca, 134, Leça da Palmeira, Matosinhos
Telefone
229392410

Email
casadobosque@cm-matosinhos.pt

GPS
Latitude : 41.19284506484498
Longitude : -8.691272947221364
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Brito Capelo, 1531, Matosinhos
Telefone
938974075
Horário
De terça a sábado das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 19h00; segunda das 14h30 às 19h00


GPS
Latitude : 41.1742083
Longitude : -8.68869970000003
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Avenida da República, 896, Matosinhos
Telefone
223210468
Horário
De segunda a sexta das 10h00 às 19h00; sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00


GPS
Latitude : 41.1805199
Longitude : -8.68249220000007
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Partilhar
Morada
Rua Roberto Ivens, 295, Matosinhos
Telefone
220132599
Horário
De segunda à sexta das 09h30 às 19h30; sábado e domingo das 10h00 às 18h00


GPS
Latitude : 41.1843538
Longitude : -8.693163099999992
Partilhar
Mapa da ficha ténica