Quanto medem as árvores de Natal mais altas do país?

A árvore de Natal de Caldas da Rainha já brilha. (Fotografia: DR)
São milhares de lâmpadas e quilómetros de cabos elétricos os que dão luz e cor às maiores árvores de Natal do país. De Aveiro a Lisboa, saiba quanto medem estas estruturas natalícias.

01. Aveiro (50 metros de altura)

A árvore de Natal de Aveiro, montada no Jardim do Cais da Fonte Nova, continua a deter o título de maior do país. Mede exatamente 50 metros e é iluminada por 400 mil lâmpadas e quatro quilómetros de led. No topo, surge coroada não com uma estrela, mas sim um moliceiro (a embarcação típica da cidade).

(Fotografia de Tony Dias/GI)

02. Setúbal (36 metros de altura)

Em Setúbal, a árvore de Natal cresceu dois metros face à sua versão do ano passado. Ao todo, são 36 metros de altura de uma estrutura iluminada por 48 mil lâmpadas LED de cor branca e azul e 240 metros de néon azul. A atração encontra-se na placa da Avenida Luísa Todi, em frente ao arco da Ribeira Velha.

(Fotografia: DR)

03. Aião (31 metros de altura)

Em Aião, uma pequena freguesia de Felgueira, encontra-se, pela primeira vez, uma árvore de Natal, com 31 de metros de altura. A decorá-la estão dezenas de luzes em tons de amarelo e azul, um presépio no seu centro e dois anjos à entrada do mesmo.

(Fotografia: DR)

04. Porto (30 metros de altura)

No Porto, o Natal já brilha na Praça do General Humberto Delgado, onde habitualmente é montada a árvore de Natal gigante, em frente à Câmara Municipal. Tem 30 metros (o ano passado tinha 40) e brilha graças a 31.600 lâmpadas. A acompanhar a árvore surgem iluminações espalhadas por 80 ruas da cidade.

(Fotografia: DR)

05. Lisboa (30 metros de altura)

A árvore de Natal de Lisboa compara-se, em altura, à Torre de Belém (também com 30 metros), e encontra-se instalada, como sempre, no lado direito da Praça do Comércio, enquadrada com o Arco da Rua Augusta. No total, as luzes de Natal da cidade têm 2 milhões e 350 mil lâmpadas led (27 quilómetros de comprimento, ou a distância de Lisboa a Cascais).

(Fotografia: DR)

06. São Martinho do Porto (25 metros de altura)

Esta árvore de Natal gigante tem 25 metros, mas mais do que a altura, destaca-se pelo facto de ser a maior – e a única – árvore flutuante da Europa. Surge sobre uma estrutura de madeira e aço e está amarrada na baía de São Martinho do Porto como se fosse um barco. A atração, de resto, já existe desde 2015.

(Fotografia: DR)

07. Caldas da Rainha (25 metros)

Caldas da Rainha viu este ano a árvore de Natal diminuir oito metros face à estrutura do ano passado, ainda assim os seus 25 metros colocam-na no conjunto das cinco mais altas do país. A novidade este ano é que no topo tem um feixe de laser luminoso, a projetar para o céu, e que será visível de várias partes da cidade.

(Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend